PROGRAMAS

PDGC

O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) é um dos programas do Sescoop voltados ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas; seu objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas.
A metodologia desse Programa está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que é um modelo referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.
O Programa é aplicado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.
Desenvolvido para o ambiente web, o Programa oferece um instrumento de avaliação, que permite um diagnóstico objetivo da gestão, gerando relatórios com pontos fortes e oportunidades de melhoria a serem utilizadas na elaboração do planejamento estratégico e dos planos de ação da cooperativa. Além disso, gera indicadores para acompanhamento do processo de melhoria da gestão e da governança.
O Instrumento de Avaliação é dividido em dois questionários. A cooperativa primeiro responde ao Questionário de Diagnóstico, que verifica a conformidade legal em relação à Lei 5.764/71 e identifica as boas práticas de gestão. Na sequência, responde ao Questionário de Autoavaliação, que avalia a gestão da cooperativa com base no Modelo de Excelência da Gestão®.

Acesse e saiba mais: http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br

PAGC

O Programa de Acompanhamento de Gestão Cooperativa (PAGC) consiste em um diagnóstico das cooperativas, com orientações e planos de melhoria, por meio do Instrumento de Acompanhamento da Gestão Cooperativista. São verificados os princípios legais de constituição, registro de atos, estatuto social, controle de matrículas e quotas-parte dos sócios, registro das reuniões dos órgãos de administração e fiscalização e a gestão dos fundos, bem como alguns indicadores de desenvolvimento econômico.

POC

Programa de Orientação Cooperativista: Apresentado para grupos em constituição e cooperativas não registradas, a fim de garantir o conhecimento da doutrina, princípios, valores e características da sociedade cooperativa, desde o momento da criação, por meio da disseminação da cultura cooperativista.