Gestão de Finanças Pessoais (GFP)

Educação Financeira? A gente tem!

Ter educação financeira é, sobretudo, ter consciência  que para cuidar de nossas finanças não é necessário grandes conhecimentos matemáticos ou técnicas complicadas. Pensando em ajudar o máximo de pessoas a viver no azul, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo desenvolveu, em parceria com o Banco Central, o curso de Gestão de Finanças Pessoais (GFP).

Ele estimula a reflexão de que a educação financeira é um dos meios de melhorar a qualidade de vida das pessoas e suas comunidades, e busca preparar os participantes para administrar suas finanças pessoais de forma consciente.  

Gratuito, o curso ensina o bêábá da educação financeira, ressaltando a importância de estarmos atentos a como nossos comportamentos interferem na relação com o dinheiro.Estimula o entendimento das vantagens e desvantagens do uso do crédito, além de abordar a importância do hábito de poupar e de entender as medidas de prevenção e proteção adequadas a cada situação.

Outro assunto que não poderia faltar: a importância de não se endividar. E, de forma transversal, o aluno também obtém conhecimentos sobre o cooperativismo, seus diferenciais e seus benefícios como categoria econômica forte, segura e confiável.

O curso começou a ser disponibilizado às cooperativas em março de 2016.

Módulos do Curso:

1) Nossa relação com o dinheiro;

2) Orçamento pessoal e familiar;

3) Crédito e endividamento;

4) Consumo;

5) Investimentos, seguros e aposentadoria.

Quer esse serviço na sua cooperativa?