SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS
COOPERATIVAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Cooperativismo é unir para fortalecer e foi justamente esse pensamento que levou as cooperativas a optarem por uma representação única. Criada em 1969, durante o IV Congresso Brasileiro do Cooperativismo, a OCB veio substituir e unificar a ABCOOP (Associação Brasileira de Cooperativas) e a Unasco (União Nacional de Cooperativas). Desde então, a instituição é responsável pelo fomento e defesa do sistema cooperativista brasileiro, apresentando o cooperativismo como solução para um mundo mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.

Missão

Promover um ambiente favorável para o
desenvolvimento das cooperativas brasileiras,
por meio da representação político-institucional.

Atuação

A OCB/RJ foi criada para ser a voz das cooperativas do estado do Rio de Janeiro. Estamos sempre presentes, mostrando todos os benefícios que o cooperativismo é capaz de trazer para as pessoas e para o país. Atuamos, principalmente, junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e com entidades internacionais em busca de conquistas e avanços para o setor. Entenda como a OCB/RJ cria redes de relacionamento para deixar o cooperativismo brasileiro cada vez mais forte.

EXECUTIVO

Trabalhamos para deixar o cooperativismo sempre em pauta, construindo políticas públicas positivas para o setor e, consequentemente, para o desenvolvimento social e econômico do país.

LEGISLATIVO

Articulamos junto aos deputados e senadores leis de incentivo ao modelo cooperativista, sendo a Frente Parlamentar do Cooperativismo uma grande aliada nessa missão.

JUDICIÁRIO

Apresentamos as singularidades e a realidade do setor cooperativista, em relação a outros modelos de negócio, que devem ser levadas em consideração pelos juristas no momento da tomada de decisões.

INTERNACIONAL

Levamos o trabalho das cooperativas brasileiras para o mundo e trazemos para o Brasil as boas práticas que encontramos, tudo isso alinhados à Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

Serviços

A OCB está sempre atenta aos cenários político, econômico e social e a movimentações que possam trazer impactos para o cooperativismo brasileiro. Com esse olhar, desenvolve produtos e serviços de orientação técnica para contribuir com a sustentabilidade das cooperativas.

Quem é quem

Presidente
Vinícius de Oliveira Mesquita 

Vice-Presidente
Carlos Alberto dos Santos Pêgo

Titulares
Cláudio Henrique da Silva

Carlos Alberto da Costa Zaranza

Antônio José Pascoal de Araújo

Suplentes
Mário José dos Santos Fernandes

Alex de Oliveira e Silva

Severino Vicente de Lima

Secretária de Cultura e Formação
Maria do Carmo Sertã Passos

Secretário de Finanças
Ildecir Rangel Sias

Secretário de Projetos Especiais
Wagner Guerra da Silva

Secretário de Relações Sindicais e Institucionais
Carlos Henrique Rosa da Silva

Secretário Geral
Francisco Carlos Bezerra da Silva

Mapa estratégico

Como o cooperativismo quer ser no futuro? Para chegar lá, primeiro é preciso organizar nossos sonhos e traçar os caminhos para torná-los realidade. Conheça o Mapa Estratégico da OCB e saiba mais sobre esse trabalho construído a várias mãos.

Estatuto