Unicred Serra Mar inaugura agência em intercooperação com o Sistema OCB/RJ

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

A intercooperação diz que cooperativismo é trabalhar em conjunto, seja esta união em estruturas locais, regionais, nacionais ou até mesmo internacionais a fim de dar mais força ao movimento e servir de forma eficaz aos cooperados. E foi com essa essência que a Unicred Serra Mar inaugurou a agência Diva Benevides, localizada na sede do Sistema OCB/RJ, no Centro do Rio de Janeiro. A solenidade ocorreu no dia 6 de junho e reuniu cerca de 100 dirigentes de cooperativas de diversos ramos.

A mesa de abertura foi composta pelos presidentes: Márcio Lugon (Unicred Serra Mar), Vinicius Mesquita (Sistema OCB/RJ), José Maria de Azevedo (Unicred do Brasil e Unicred RJ/MT) e Lara Brum (Instituto Carlos e Diva Pinho).

Márcio Lugon ressaltou a parceria com o Sistema OCB/RJ e agradeceu a oportunidade em poder inaugurar mais uma agência, a 13ª no estado.

“O cooperativismo tem força para mudar o mundo. E a intercooperação é um princípio importante que possibilita com que façamos ações em conjunto. E ter uma agência da Unicred Serra Mar na sede do Sistema OCB/RJ somente reforça este meu pensamento” disse Lugon.

O presidente do Sistema OCB/RJ, Vinicius Mesquita, acredita que a unidade da Unicred Serra Mar abre espaço para que outras cooperativas sigam o mesmo caminho.

“Estamos na casa do cooperativismo. É muito bom ver este espaço cheio. Quremos que mais cooperativas sigam o exemplo da Serra Mar e estejam juntas conosco”, reforçou Vinicius.

Em sua fala, o presidente da Unicred do Brasil e da Unicred RJ/MT, José Maria de Azevedo, pediu mais intercooperação entre os diversos ramos cooperativistas.

“O Sistema Unicred do Brasil completou 30 anos e tem mais de 200 mil cooperados no país. Somente no 1º Trimestre deste ano tivemos sobras de mais de 90 milhões de reais. Esses números comprovam nossa força financeira que, por meio da intercooperação, pode buscar parcerias com os demais ramos, fazendo-os crescer. Queremos esta aproximação e estamos prontos para conversar”, disse José Maria.

Segundo Lara Brum, “Diva Benevides merece todo tipo de homenagem por suas obras e projetos que sempre foram referência no Cooperativismo”.

Quem também esteve presente foi Lívia Benevides, sobrinha-neta de Diva Benevides. “A minha família está muito feliz com esta homenagem”, declarou.

Em seguida, houve o descerramento do painel em homenagem à professora Diva Benevides Pinho, que introduziu a disciplina de Cooperativismo na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo FEA-USP e foi autora de vários livros sobre o movimento cooperativista.

Casa da Cultura Carlos e Diva Pinho

Idealizado pela artista plástica e Professora Emérita da FEA-USP, Diva Benevides Pinho, destina-se à divulgação de  produções artísticas e intelectuais que enalteçam a diversidade da cultura brasileira, aproximando artistas e pensadores que defendam o respeito entre os seres humanos, a liberdade de culto e a paz entre os povos. Cada exposição tem como ponto de partida obras da Fundadora.

Aberta ao público em geral, a Casa da Cultura Carlos e Diva Pinho fica na cidade de São Paulo e oferece, gratuitamente, programação paralela a suas exposições semestrais: palestras, cursos, narração de histórias e tours envolvendo arte, cultura e memória, entre outros temas que tangem a obra de forte cunho social de Diva Benevides, autora referência no Cooperativismo.

Além da programação cultural institucional, a Casa da Cultura Carlos e Diva Pinho tem apoiado lançamento de livros e projetos culturais que compartilhem do seu princípio fundamental, promover diversidade cultural brasileira, por meio de cessão do espaço.

Sem fins lucrativos, a Casa da Cultura foi inaugurada em agosto de 2011.

Diva Benevides Pinho

Diva Benevides Pinho foi uma das pioneiras no estudo do cooperativismo no país. Professora Emérita e Titular do Departamento de Economia da FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), graduada, licenciada em Ciências Sociais (FFLCH/USP) e poliglota. Introduziu a disciplina de Cooperativismo na FEA/USP. Autora referência de vários livros sobre o cooperativismo.

As três teses defendidas por ela, tanto no doutorado quanto nos concursos para livre docente e professora titular, versam sobre cooperativismo.

Diva Benevides faleceu em março de 2016, aos 90 anos.

Reportagem: Comunicação do Sistema OCB/RJ

Comunicação

Comunicação

Você também pode gostar de:

Chegou o Coopera Finanças

A capacitação, disponível por 16 semanas – de 20 de maio a 8 de setembro de 2019 – tem carga horária de 20h e está dividida em seis módulos A iniciativa faz parte da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, promovida pelo Banco Central do Brasil (Bacen), e é destinada à sociedade fluminense.

Ler mais »

Agenda Institucional

[tribe_mini_calendar limit="3"]