Workshop debate desafios do emprego no estado do Rio

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

O presidente do Sistema OCB/RJ, Vinicius Mesquita, e o superintendente do Sescoop/RJ, Abdul Nasser, participaram no dia 3/6 de um workshop na Casa Firjan. O objetivo do encontro, que reuniu representantes do setor produtivo, das universidades, do Sistema S e dos poderes Executivo e Legislativo, foi dar seguimento ao seminário “Desafios do emprego no estado do Rio”, promovido pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Alerj, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

A dinâmica foi dividida em dois momentos. Durante a manhã, os participantes tiveram acesso aos projetos e programas apresentados durante os quatro painéis do seminário na Alerj, realizados em abril e maio deste ano, para que pudessem dar suas contribuições. No segundo momento, à tarde, foram escolhidas as iniciativas mapeadas que vão orientar uma visão do grupo nos seguintes eixos: alinhamento da oferta e demanda da capacitação, educação, capacitação e requalificação, articulação para estímulo à inovação, empreendedorismo, arranjos produtivos locais e cadeias produtivas e atração de novos investimentos.

Dentre as propostas concretas apresentadas, destacou-se a ideia de unir esforços na criação de um Observatório Profissional _ um espaço onde as empresas forneceriam informações como demandas e perspectivas de futuro ao Sistema S, que por sua vez devolveria estudos de mercado de trabalho e ofertas de cursos alinhadas à demanda destas empresas.

Outra sugestão foi a criação de um ecossistema articulado entre as universidades e a população para apoiar aqueles que querem começar a empreender.

“O que fizemos aqui foi uma fase mais de análise, de imersão, já que geração de ideias foi feita no seminário. Agora digerimos esse material, construindo e organizando para que ele efetivamente se torne uma ação. Para isso, utilizamos a metodologia do design thinking centrada no usuário”, explicou a coordenadora de conteúdo da Casa Firjan, Maria Isabel Oschery.

“O workshop consolidou as informações dos quatro encontros realizados na Alerj sobre os desafios do emprego numa agenda que pode ser fortalecida pelas instituições que aqui estão como academia, Sistema S e governo, pensando juntos em como trabalhar e qual a visão do futuro que a gente pretende construir”, afirmou a subsecretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha.

Comunicação

Comunicação

Você também pode gostar de:

Chegou o Coopera Finanças

A capacitação, disponível por 16 semanas – de 20 de maio a 8 de setembro de 2019 – tem carga horária de 20h e está dividida em seis módulos A iniciativa faz parte da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, promovida pelo Banco Central do Brasil (Bacen), e é destinada à sociedade fluminense.

Ler mais »

Agenda Institucional

[tribe_mini_calendar limit="3"]