Programa Aprendiz Cooperativo forma 21 jovens no Rio de Janeiro

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

“Se amanhã quiser ser um grande profissional, comece sendo um grande aprendiz”. A frase do autor Inácio Dantas estava nos pensamentos e aspirações dos 21 jovens que se formaram nesta sexta-feira 24 de maio na 3º Turma do Programa Aprendiz Cooperativo, uma parceria do Sescoop/RJ com a cooperativa Unimed Leste Fluminense. A solenidade, com a entrega dos certificados, foi realizada na sede do Sistema OCB/RJ, contou com a presença de amigos e familiares e foi marcada por muita música e emoção.

Na abertura, o presidente do Sistema OCB/RJ, Vinicius Mesquita, falou dos desafios do programa e da importância do cooperativismo. “É um modelo socioeconômico perfeito, pois gera e distribui renda. Estamos de parabéns por proporcionar uma educação melhor aos jovens com vivência, exemplos, experiência e distribuindo cada vez mais o conhecimento”, destacou.

Em seguida, os oradores da turma, Suzan Dias Rezende e Alexandre dos Santos, homenagearam os professores e deixaram uma mensagem aos demais colegas.

Um momento de grande emoção foi durante a música “Acreditar”, composta e interpretada pelo aprendiz Eric Cardozo de Souza, que está no segundo semestre do curso de música na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.(UNIRIO) A canção fala em mostrar todo o potencial em busca dos sonhos.

E para encerrar as atividades, mais música. Desta vez, todos os aprendizes cantaram “Vamos Cooperar”, composta por eles mesmos. A ideia desta canção surgiu durante a disciplina sobre o cooperativismo

Depoimentos

Com os certificados em mãos, os aprendizes estavam com um sentimento de etapa cumprida, mas cientes de que há muito caminho a trilhar.

“Foi a minha primeira experiência profissional e destaco como grande lição a oportunidade de trabalhar em equipe”, disse Suzan Rezende, que está no 3º período do curso de Biomedicina na Universidade Salgado de Oliveira.

“Somos eternos aprendizes. Independente da idade, estamos sempre aprendendo novos conceitos e lições. Ficaram de positivo do Programa Aprendiz Cooperativo a vivência profissional e o conhecimento dos princípios do cooperativismo”, destacou José Luiz Moreira, de 22 anos, que sonha em fazer graduação em psicologia.

Segundo a coordenadora de gestão de pessoas da Unimed Leste Fluminense, Bruna Costa, os aprendizes passaram por momentos de muito desafio

“A cada turma, vamos aperfeiçoando a nossa metodologia. Os aprendizes também nos deixaram muitos aprendizados, pois nunca se limitaram e sempre estiveram em busca daquele algo a mais para conseguirem nossa confiança”, ressaltou.

Parceria com a Unimed Leste Fluminense

Desde 2015 o Sescoop/RJ, em parceria com a Unimed Leste Fluminense, promove no Rio de Janeiro o Programa Aprendiz Cooperativo. Ao todo, contando com os formandos da 3º Turma, o Programa já beneficiou cerca de 60 jovens.

A capacitação dura em média 14 meses e contempla as disciplinas Cidadania e Trabalho, Cooperativismo, Empreendedorismo, Formação Humana e Científica, Informática, Linguagem e Comunicação, Matemática Comercial e Financeira, Introdução à Administração, Auxiliar Administrativo, Apresentação para o Mercado de Trabalho, além de atividades práticas, totalizando 1200 horas de aprendizagem.

Programa Aprendiz Cooperativo

O Programa Aprendiz Cooperativo foi criado pelo Sescoop Nacional e prevê a participação dos jovens estudantes, de 14 a 24 anos em treinamentos e dinâmicas em grupo. Nelas, são chamados a refletir sobre a importância de vivenciar, dentro e fora do ambiente de trabalho, alguns valores cooperativistas, como a igualdade de tratamento, a solidariedade, a honestidade e a transparência. Além disso, aprendem um pouco sobre a própria profissão e também sobre a cultura cooperativista.

Reportagem: Comunicação do Sistema OCB/RJ

Comunicação

Comunicação

Você também pode gostar de:

Chegou o Coopera Finanças

A capacitação, disponível por 16 semanas – de 20 de maio a 8 de setembro de 2019 – tem carga horária de 20h e está dividida em seis módulos A iniciativa faz parte da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, promovida pelo Banco Central do Brasil (Bacen), e é destinada à sociedade fluminense.

Ler mais »

Agenda Institucional

[tribe_mini_calendar limit="3"]