Sistema OCB/RJ passa a integrar Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

O Sistema OCB/RJ – representado pelos assessores de Relações Institucionais e Governamentais, Luiz Carlos Costa e Júlio Dalmaso –  participou, no dia 8 de abril, à convite da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa), de uma reunião ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus), no auditório da Seappa, em Niterói.

Dentre os temas em pauta discutidos destacaram-se: a recomposição do Cedrus; a apresentação de estruturação das Câmaras Técnicas; e a revisão e aprovação do Regimento Interno.

Na ocasião, foi aprovada a inclusão do Sistema OCB/RJ no Conselho e nas Câmaras Temáticas do Cedrus. Em maio, a instituição indicará um nome para compor o Conselho.

Assessor Luiz Carlos Costa com Margarete Teixeira, gerente geral da União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (Unacoop)

O encontro contou com as presenças do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Eduardo Lopes; do subsecretário Ramon Neves, dos adjuntos: Adriano Lopes e Edmir Amanajás; do subsecretário de Agronegócio e Indústria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda (Sedeger), Felipe Cáceres, além de representantes de entidades públicas e da sociedade civil.

Durante a abertura, o secretário Eduardo Lopes fez um breve discurso e falou da importância do evento para o Estado do Rio de Janeiro. “Hoje é um dia muito importante para aqueles que estão firmemente engajados com o desenvolvimento rural sustentável em nosso estado. Quero aqui externar meu compromisso pessoal à frente da Seappa em relação à restauração do desenvolvimento do setor rural por meio do Cedrus”, afirmou.

Ele destacou a atuação dos municípios dentro da estratégia do desenvolvimento econômico, objetivo que a população fluminense espera ver efetivamente concretizado. “Este conselho, mais do que nunca, merece nosso respeito e suporte, a fim de executar as atribuições com êxito, do jeito que o povo fluminense espera ser realizado. Não podemos deixar de destacar a relevância da ação dos municípios para este objetivo. Afinal, é neles, em particular, nos interiores, que vemos os resultados na agricultura, pecuária e pesca, que tanto contribuem para a riqueza do Rio de Janeiro e dos nossos produtores”, declarou.

Após o evento, o assessor Júlio Dalmaso listou as oportunidades que o Sistema OCB/RJ terá ao participar do Cedrus: “A instituição atuará diretamente na discussão e difusão de normativos e políticas públicas, poderá dialogar com diversos atores públicos e da sociedade civil, além de permanecer em sintonia com o papel de órgão técnico-consultivo”, concluiu.

Cedrus

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus) é integrado por dezenas de entidades representativas de organizações de produtores, agricultores familiares, universidades, instituições bancárias, poder público municipal, estadual e federal, inclusive quilombolas. Reúne-se regularmente durante sessões ordinárias para a análise e a aprovação de projetos e acompanhar as eventuais restruturações regimentais, inclusões e exclusões de membros. O Cedrus assume a responsabilidade de trazer alternativas viáveis para melhorar a economia estadual ao mesmo tempo em que procura promover a geração de mais emprego e renda para o setor do agronegócio no estado do Rio de Janeiro.

Comunicação

Comunicação

Você também pode gostar de:

OCB moderniza ramos do cooperativismo

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, explicou que nada muda na rotina das cooperativas e que a mudança se faz necessária para promover o fortalecimento e dar maior representatividade para alguns segmentos de cooperativas.

Ler mais »

OCB debaterá Selo+ Integridade

O objetivo é debater as perspectivas das ações de integridade pública e, também no setor privado, com foco no agronegócio. O evento ocorrerá na Confederação Nacional da Agricultura, em Brasília.

Ler mais »

Agenda Institucional

[tribe_mini_calendar limit="3"]