Líder de governo recebe Sistema OCB/RJ na ALERJ

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

O presidente Vinicius Mesquita, acompanhado do superintendente Abdul Nasser, esteve reunido na segunda-feira (11) com o líder de governo, deputado Márcio Pacheco, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O encontro foi organizado para aproximar o Sistema OCB/RJ do governo estadual e do legislativo, e para apresentar um conjunto de demandas das cooperativas e segmentos do cooperativismo que podem ser trabalhadas em parceria com o poder público.

A reunião contou ainda com as presenças do deputado federal Hugo Leal – a articulação realizada pelo gabinete do deputado promoveu o encontro – e do presidente da Cooperativa Agroindustrial (COAGRO), Frederico Paes.

Dentre as demandas apresentadas nesse primeiro momento, destacam-se o cumprimento da legislação referente às compras do setor público da agricultura familiar, tanto no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), quanto da Política Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAAFamiliar). De acordo com algumas cooperativas, há dificuldades de reconhecimento a serem resolvidas nas chamadas públicas de aquisição de alimentos.

A cessão de espaços públicos para cooperativas de energia renovável, de crédito e da agricultura também foi uma das demandas incluídas no documento. O ramo transporte foi um dos que tiveram solicitações em bloco, com diversos pontos a serem discutidos posteriormente com o governo e os deputados, como o remanejamento de linhas intermunicipais do transporte alternativo, a unificação de processos de vistoria veicular e a isenção de IPVA para cooperados – algo que esbarra no atual cenário de recuperação fiscal do estado, que impede renúncias de arrecadação já previstas.

“O cooperativismo é um segmento que valoriza as pessoas e busca melhores oportunidades para todos. Neste contexto, buscamos esta parceria por entendemos que a nossa filosofia se encaixa perfeitamente com o que propõe o atual governo do estado”, disse Vinicius Mesquita, durante a reunião.

Coube à COAGRO destacar a situação de seca enfrentada por diversos produtores do noroeste fluminense e o papel fundamental da cooperativa na vida de 10 mil famílias da região que dependem da única produtora de açúcar no estado.

Cerca de 97% do açúcar consumido no estado do Rio de Janeiro é produzido fora da região fluminense, os outros 3% são produzidos na COAGRO. Para o deputado Hugo Leal “não há condições de o Rio de Janeiro continuar como um dos maiores ‘estômagos’ do país e não produzir boa parte do que demanda.” Segundo o líder de governo, deputado Márcio Pacheco, há entendimento e intenção por parte do governador Wilson Witzel de mudar esse cenário.

O deputado Márcio Pacheco também se colocou à disposição para trabalhar com o Sistema na reativação da Frencoop fluminense. Nessa semana os deputados ainda discutem as nomeações para as comissões da ALERJ, mas a mobilização para as frentes parlamentares caminha junto nesse início de legislatura.

Para o assessor de relações institucionais e governamentais do Sistema OCB/RJ, Julio Dalmaso, a audiência abriu espaço para a atuação do setor.

“O deputado se mostrou positivamente disposto a compreender melhor todas as demandas que foram entregues e de fazer da liderança de governo um meio de interlocução com o cooperativismo fluminense. – afirmou.

Fonte: Comunicação e Assessoria de Relações Institucionais e Governamentais do Sistema OCB/RJ

Comunicação

Comunicação

Você também pode gostar de:

Agenda Institucional

[tribe_mini_calendar limit="3"]