Ramo Trabalho: Encontro debate sustentabilidades econômica e social das cooperativas

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

O Sistema OCB/RJ promoveu no dia 24 de janeiro, em sua sede, o Encontro Técnico do Ramo Trabalho, que reuniu dirigentes e representantes de cooperativas do segmento.

Na ocasião, foram debatidos temas que são inerentes ao setor (Sustentabilidade e a gestão dos contratos) e apresentados o Programa de Acompanhamento de Gestão de Cooperativas (PAGC) – que revela o quanto a cooperativa está alinhada ao mercado em relação às questões societárias, princípios e boas práticas de trabalho cooperativista – e um case de sucesso da Cooperativa Coopidade.

Durante o Encontro, o presidente do Sistema OCB/RJ, Vinicius Mesquita, afirmou que o segmento estará em constante mudança, assim como todo o mundo. Ele salientou dois pontos importantes para o desenvolvimento do setor: as oportunidades que as mudanças da legislação trabalhistas proporcionarão e, consequentemente, o aperfeiçoamento – gestão e governança – das cooperativas de Trabalho.

“As mudanças das regras de trabalho ampliaram o leque de ações em que as cooperativas poderão estar inseridas. Para isso, é imprescindível que todos estejam preparados para a essa nova fase do segmento, pois precisamos melhorar as condições das instituições cooperativistas. Assim, o Sistema OCB/RJ, ao longo de 2019 – e nas mais diversas vertentes – promoverá diversas capacitações para os dirigentes e cooperados. Entendemos que uma cooperativa forte é aquela em que todos estão preparados”, comentou o dirigente.  

O secretário de finanças da OCB/RJ e representante estadual do ramo Trabalho, Ildecir Sias, também reforçou a necessidade da profissionalização da gestão. “Atualmente, mais do que nunca, os associados precisam vestir a camisa da cooperativa, estarem presentes nas Assembleias e decidirem pelos caminhos a serem traçados pela instituição. Não podemos sobreviver sendo fornecedor em apenas um contrato. Temos que ampliar nossos negócios e sermos fortes”, falou.

E por falar na necessidade de cooperativas diversificarem os seus clientes, o assessor jurídico do Sistema OCB/RJ, Ronaldo Gaudio, abordou o tema. “Sustentabilidade na cooperativa” e o fato de elas terem condições de crescerem e se desenvolverem nos aspectos econômico e social”.

“As recepções legislativa e social, além de uma identidade são fundamentais para o sucesso de uma empresa. No entanto, isso deve ser integrado com o profissionalismo dos cooperados e uma estratégia eficiente e focada”, comentou.

Case de Sucesso

Vinte anos de muito trabalho, mas de uma relação muito forte entre cooperado e cliente. Assim tem sido a trajetória da Cooperativa de Cuidadores de Idosos (Coopidade). A instituição foi um case de sucesso apresentado no Encontro Técnico, pela presidente Rosa dos Santos. Durante a explanação, falou de como a Coopidade foi criada, quais os critérios para um profissional tornar-se associado, como é montada a equipe que faz o atendimento in loco, as ações sociais realizadas em comunidades carentes, entre outros pontos.

“Nossa cooperativa foi uma das primeiras, no estado do Rio de Janeiro, a se adaptar a Lei 12.690/12, que regulamentou as instituições do Ramo Trabalho. Desde então, atuamos de forma bastante criteriosa, pois nosso serviço é bastante especializado. Atuamos com a figura do coordenador, temos um conselho de ética, uma importante presença de cooperados em Assembleias…Enfim, tudo isso tem permeado o nosso trabalho ao longo dos 20 anos. E temos uma gama de clientes que indicam os serviços prestados pela gente”.

E Rosa ainda acrescentou: “As cooperativas precisam estar atentas e se adaptarem ao novo. Isso será fundamental para a continuidade e desenvolvimento das instituições”.

PAGC
Ainda durante o Encontro Técnico, o analista de monitoramento do Sescoop/RJ, Silvio Bruno, discorreu sobre o Programa de Acompanhamento da Gestão de Cooperativas (PAGC).

Agenda

O próximo Encontro Técnico do Ramo Trabalho está previsto para ocorrer no mês de maio.

Comunicação

Comunicação

Você também pode gostar de:

Gestão criativa e colaborativa em pauta no CBC

A temática do impacto da transformação digital e social tem sido um tema debatido com frequência por quem está diretamente no mercado. E Este assunto foi um dos destaques do workshop, que teve Pedro Mello e Mauro Peres, ambos da Reset – especialistas em treinamentos sobre gestão de vendas e Open Leaders Organization, como palestrantes.

Ler mais »

Estande do SomosCoop divulga carimbo do movimento

Em 2017, último ano de divulgação dos dados segmentados das exportações brasileiras, as cooperativas movimentaram mais de US$ 6 bilhões, exportando produtos como carnes, grãos e frutas, a países dos continentes europeu, americano e asiáticos.

Ler mais »

Agenda Institucional

[tribe_mini_calendar limit="3"]