OCB/RJ divulga calendário das contribuições em 2019

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (OCB/RJ) informa às cooperativas o calendário para pagamento das Contribuições Cooperativista e Sindical, Taxa de Manutenção e Subvenção Voluntária.

Contribuição Cooperativista

As cooperativas fluminenses que efetuarem o pagamento até o dia 31/01/2019 terão um desconto de 10%. Até 28 de fevereiro, 8%; e até 31 de março, 6%. Entre 1º de abril e 31 de maio, o pagamento é sem desconto e sem multa. Após este período, a multa é de 2%(dois por cento) + juros de mora de 1% (um por cento) ao mês, incidentes sobre o total do débito.

Para garantir o pagamento dentro do prazo, a cooperativa deve encaminhar o balanço de dezembro de 2018 à OCB/RJ, o mais rápido possível, para que o cálculo seja feito e o boleto de cobrança possa ser emitido.

Clique Aqui e tenha acesso à Tabela da Contribuição Cooperativista

Contribuição Sindical

Para o pagamento da referida contribuição, a cooperativa deverá ter como base de cálculo a tabela, estabelecida pela CNCOOP, aprovada pela OCB/RJ e referendada na Assembleia Geral Ordinária da Instituição, realizada em 26/11/2018. O prazo para regularização é até 31/01/2019.

Clique Aqui e tenha acesso à Tabela da Contribuição Sindical

Apesar de a Contribuição Sindical ter se tornado optativa, seu recolhimento pelas cooperativas continua sendo primordial para o fortalecimento da representatividade da categoria econômica cooperativista perante as autoridades Municipal, Estadual e Federal, os órgãos governamentais, os fóruns e conselhos de deliberação e diante da própria sociedade.

Para emitir a sua Guia de Contribuição, acesse www.caixa.gov.br

Taxa de Manutenção

As cooperativas que efetuarem o pagamento até 31/03/2019 terão um desconto de 20%. Até 28 de junho, 10%; Entre 29 de junho e 31 de outubro, o pagamento é sem desconto e sem multa.

Àquelas que preferirem, podem parcelar o valor em até 10 vezes sem desconto, com primeiro vencimento em janeiro de 2019.

Clique Aqui e tenha acesso à Tabela da Taxa de Manutenção

Subvenção Voluntária

Considerando que a Contribuição Sindical passou a não ser compulsória, durante a Assembleia Geral Ordinária, de 26 de Novembro de 2018, as cooperativas manifestaram sua intenção de não recolher tal taxa. Entretanto, pretendem realizar Subvenção Voluntária (Prevista no artigo 41 do Inciso VI do Estatuto Social Vigente), equivalente a 80% do valor que seria devido a título de Contribuição Sindical. Tal proposta foi aprovada em Assembleia por unanimidade, visando excepcionalmente em 2019 considerar como adimplente para todos os fins àquelas cooperativas que optarem pela subvenção.

A data de vencimento para opção de tal subvenção será dia 31 de Janeiro, sendo pagamento realizado através de boleto bancário a ser encaminhado pela equipe da OCB/RJ.

Clique Aqui e tenha acesso ao documento sobre a Subvenção Voluntária

Saiba mais

Mais informações podem ser obtidas com Glória Gomes e Márcio Leoni  (21) 2232-3483 / 2232-8896 ou marcioleoni@ocbrj.coop.br  /  gloriagomes@ocbrj.coop.br

Comunicação

Comunicação

Você também pode gostar de:

Agenda Institucional

[tribe_mini_calendar limit="3"]