União de esforços em prol do cooperativismo agropecuário fluminense

A produção de leite no Estado do Rio de Janeiro e a Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPL) foram temas de discussão em uma reunião promovida no dia 11 de setembro, na sede da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Sistema Faerj), no Centro do Rio de Janeiro. O presidente do Sistema OCB/RJ, Vinicius Mesquita, compareceu à reunião, que também contou com a participação de dirigentes de cooperativas do Rio de Janeiro.

Ao longo do encontro, foram debatidas questões jurídicas referentes à CCPL, que ao longo dos anos vêm dificultando o desenvolvimento das cooperativas agropecuárias fluminenses na última década. Além disso, foram discutidas ações de beneficiamento do rebanho do Rio de Janeiro e de incentivos que possibilitem a ampliação das atividades agropecuárias no Produto Interno Bruno (PIB) do Estado do Rio de Janeiro nos próximos anos.

Após a reunião, o presidente do Sistema Faerj, Rodolfo Tavares, agradeceu a presença do presidente do Sistema OCB/RJ, Vinicius Mesquita, no encontro. “Os Sistemas FAERJ e OCB/RJ estão iniciando um processo de aproximação que é de suma importância para o Estado, que possui inúmeras cooperativas agropecuárias. É importante que todos estejam caminhando lado a lado e é exatamente isso que as duas instituições estão trabalhando”, afirmou.

Mesquita agradeceu o convite e ratificou o fato das instituições estarem se unindo.  “As cooperativas agropecuárias têm uma grande importância para o desenvolvimento de cidades do interior do Rio de Janeiro e o Sistema entende que o momento de união de esforços em prol da retomada de crescimento do setor agropecuário no Rio de Janeiro”, comentou.

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicação Sistema OCB/RJ