Programa Cooperjovem no Rio capacita 157 professores de seis municípios

Mendes, Três Rios, Bom Jesus do Itabapoana, Campos, Carapebus e São Francisco do Itabapoana são os municípios fluminenses que abraçam o Programa Cooperjovem. Somente neste ano, sete novas turmas foram abertas, capacitando 157 professores de 31 escolas, beneficiando diretamente 11.490 alunos.

No Rio de Janeiro, o Programa está sendo realizado desde 2017 pelo Instituto Sicoob em parceria com o Sescoop/RJ e as cooperativas Sicoob Cremendes e Sicoob Fluminense.

O Cooperjovem é um Programa comprometido com a mudança de comportamentos no âmbito escolar. Seu foco principal é desenvolver relações mais humanizadas entre: professores e alunos, alunos e alunos, professores e direção, escola e pais e escola e comunidade.

A metodologia do programa tem os seguintes pontos basilares: resgatar o prazer de fazer parte da escola, repensar os comportamentos interpessoais, valorizar talentos para o bem toda a comunidade, praticar ações educativas entre a comunidade escolar, agir de forma mais solidária e reconhecer a força da união, cultivar parcerias e despertar o interesse pelo trabalho em equipe.
Em breve os professores que participam do Programa estarão no módulo final da capacitação nos municípios e terão de apresentar os Projetos Educacionais Cooperativos desenvolvidos no Rio de Janeiro.

Fonte: Instituto Sicoob