Celebrações do Dia C acontecem por todo o Estado

Não foi somente a capital fluminense que celebrou o Dia de Cooperar no sábado, 30 de junho. Municípios das regiões Serrana e Norte/Noroeste Fluminense também comemoraram a data.

Nova Friburgo, Bom Jardim, Campos dos Goytacazes e Itaperuna tiveram eventos realizados pelas cooperativas locais.

Na cidade de Nova Friburgo, o evento aconteceu na Praça Demerval Barbosa Moreira, no Centro da cidade. Atividades e serviços foram oferecidos gratuitamente à população pelas 10 cooperativas parceiras às quase três mil pessoas que participaram da ação. Além da Escola Fribourg, realizadora do evento, participaram a Unimed Nova Friburgo, Unicred Serra Mar, Sicoob Fluminense, Cooperativa Agropecuária de Sumidouro, Cooperativa Agropecuária de Carmo, CRL Mulher, Cooptraptererj, Coopcoterio, Coopbanf, Sercoopban e Unicoop/NF.

Entre os atendimentos estavam aferição de pressão e glicose, assessoria financeira e jurídica e, especialmente para as crianças, contação de histórias, oficinas de arte e pintura facial. Em paralelo, também foi feita campanha de arrecadação de alimentos e outros itens fundamentais para as instituições, como fraldas infantis e geriátricas e leite.

“É um evento nacional, que tem uma adesão muito grande em Nova Friburgo. Contamos com 10 cooperativas e esse ano tivemos a ajuda de mais de 100 voluntários”, disse a presidente da Cooperativa Escola Fribourg, Esther Araújo.

Bom Jardim

Na cidade serrana, o evento, chamado de Cultura na Praça, foi promovido pelo Espaço Integrado de Educação e Cultura – Cooperativa de Trabalho Educacional (Eiduc). Foi uma tarde de diversão com música, contação de histórias, capoeira, ginástica, educação financeira para crianças, jogos de raciocínio, cuidados com a saúde com aferição de pressão arterial e glicose e aplicação de vacina contra o vírus da gripe. As pessoas também tiveram a oportunidade de emitir a segunda via da Identidade.

Também houve arrecadação de alimentos, leite e fraldas geriátricas, que foram doados para o Lar de Idosos Frederico Meyer, localizado no distrito de Banquete.

Campos dos Goytacazes e Itaperuna

Os eventos foram promovidos pelo Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ. Em Campos dos Goytacazes, a cooperativa de crédito transformou o dia de 10 crianças assistidas pelo Acolhimento Despertar. Durante a tarde, as meninas receberam um toque de beleza, com maquiagem e esmalte, enquanto os meninos brincaram de bola de gude, pula corda e bolinha de sabão.

Já em Itaperuna, aconteceu o “Praceando com o Sicredi” , com a limpeza e manutenção da Praça Nilo Peçanha, principal da cidade. A iniciativa promoveu o trabalho voluntário, o envolvimento com o meio ambiente e a promoção do cooperativismo.

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicação do Sistema OCB/RJ