Cuidado Paliativo é tema de MBA no Rio de Janeiro

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Cooperados de singulares que compõem a Unimed Federação Rio iniciaram no sábado, 9 de junho, o MBA em Cuidados Paliativos, que tem o patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ). Participam da capacitação, profissionais de saúde de nível superior graduados nas mais diversas áreas e que possuem na área.

O tema é de suma importância para a área, pois cuidados paliativos se centram na qualidade e não na duração da vida. Ou seja, oferecem assistência humana e compassiva para as pessoas nas últimas fases de uma doença incurável para que possam viver o mais confortavelmente possível.

Luiz Guilherme Soares, coordenador do Núcleo de Cuidados Paliativos da Unimed Federação Rio, iniciou a aula inaugural e disse que o MBA é fundamental para todo o Sistema Unimed. “Oferecer Cuidados Paliativos é uma questão humanitária, além de uma poderosa ferramenta de transformação em nosso sistema de saúde. E espero que cada um dos profissionais levem o conteúdo passado nesta formação e sejam multiplicadores nos locais de trabalho”, falou.

Representando o presidente do Sistema OCB/RJ, Vinicius Mesquita, o superintendente do Sescoop/RJ, Rafael Garbois, enfatizou o papel a instituição para a formação dos cooperativistas e o novo momento do cooperativismo fluminense.  “Desde que assumimos o Sistema OCB/RJ, a gestão vem trabalhando no processo de dar mais visibilidade ao cooperativismo e, consequentemente, às cooperativas fluminenses. O nosso propósito é fazer das instituições cooperativistas fluminenses um exemplo de excelência no Estado. Por isso, temos muito orgulho em patrocinar este MBA e fortalecer o nosso segmento”, falou.

Expectativa

A turma se mostrou com boas perspectivas para a capacitação. Shenia Oliveira, que atua na Unimed Marquês de Valença, afirmou que “o curso vai dar uma nova visão dos profissionais de enfermagem para a área”. Já para Deborah Soares, assistente social da Unimed Petrópolis, “o tema é bastante delicado, mas é necessário um estudo mais aprofundado sobre a questão, pois envolve a emoção de um número muito grande pessoas”.

Disciplinas

Tanatologia e arteterapia, aspectos religiosos, bioética, cuidado paliativo pediátrico, políticas públicas de saúde, aspectos econômico-financeiros e planejamento do cuidado são alguns dos temas que serão tratados. O MBA está previsto para terminar em abril de 2020.

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicação Sistema OCB/RJ

 

Comunicação

Comunicação

Você também pode gostar de:

Gestão criativa e colaborativa em pauta no CBC

A temática do impacto da transformação digital e social tem sido um tema debatido com frequência por quem está diretamente no mercado. E Este assunto foi um dos destaques do workshop, que teve Pedro Mello e Mauro Peres, ambos da Reset – especialistas em treinamentos sobre gestão de vendas e Open Leaders Organization, como palestrantes.

Ler mais »

Estande do SomosCoop divulga carimbo do movimento

Em 2017, último ano de divulgação dos dados segmentados das exportações brasileiras, as cooperativas movimentaram mais de US$ 6 bilhões, exportando produtos como carnes, grãos e frutas, a países dos continentes europeu, americano e asiáticos.

Ler mais »

Agenda Institucional

[tribe_mini_calendar limit="3"]