Cuidado Paliativo é tema de MBA no Rio de Janeiro

Cooperados de singulares que compõem a Unimed Federação Rio iniciaram no sábado, 9 de junho, o MBA em Cuidados Paliativos, que tem o patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ). Participam da capacitação, profissionais de saúde de nível superior graduados nas mais diversas áreas e que possuem na área.

O tema é de suma importância para a área, pois cuidados paliativos se centram na qualidade e não na duração da vida. Ou seja, oferecem assistência humana e compassiva para as pessoas nas últimas fases de uma doença incurável para que possam viver o mais confortavelmente possível.

Luiz Guilherme Soares, coordenador do Núcleo de Cuidados Paliativos da Unimed Federação Rio, iniciou a aula inaugural e disse que o MBA é fundamental para todo o Sistema Unimed. “Oferecer Cuidados Paliativos é uma questão humanitária, além de uma poderosa ferramenta de transformação em nosso sistema de saúde. E espero que cada um dos profissionais levem o conteúdo passado nesta formação e sejam multiplicadores nos locais de trabalho”, falou.

Representando o presidente do Sistema OCB/RJ, Vinicius Mesquita, o superintendente do Sescoop/RJ, Rafael Garbois, enfatizou o papel a instituição para a formação dos cooperativistas e o novo momento do cooperativismo fluminense.  “Desde que assumimos o Sistema OCB/RJ, a gestão vem trabalhando no processo de dar mais visibilidade ao cooperativismo e, consequentemente, às cooperativas fluminenses. O nosso propósito é fazer das instituições cooperativistas fluminenses um exemplo de excelência no Estado. Por isso, temos muito orgulho em patrocinar este MBA e fortalecer o nosso segmento”, falou.

Expectativa

A turma se mostrou com boas perspectivas para a capacitação. Shenia Oliveira, que atua na Unimed Marquês de Valença, afirmou que “o curso vai dar uma nova visão dos profissionais de enfermagem para a área”. Já para Deborah Soares, assistente social da Unimed Petrópolis, “o tema é bastante delicado, mas é necessário um estudo mais aprofundado sobre a questão, pois envolve a emoção de um número muito grande pessoas”.

Disciplinas

Tanatologia e arteterapia, aspectos religiosos, bioética, cuidado paliativo pediátrico, políticas públicas de saúde, aspectos econômico-financeiros e planejamento do cuidado são alguns dos temas que serão tratados. O MBA está previsto para terminar em abril de 2020.

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicação Sistema OCB/RJ