Cinco mil pessoas são esperadas na Celebração do Dia de Cooperar na Quinta da Boa Vista

A Quinta da Boa Vista é o cenário escolhido pelo Sistema OCB/RJ para a celebração do Dia de Cooperar (Dia C) 2018. Um dos maiores parques urbanos da cidade do Rio de Janeiro, o espaço receberá o maior movimento de voluntariado do cooperativismo brasileiro, em 30 de junho, das 9h às 16h. Para o evento, estão programadas ações ligadas à saúde, educação, bem-estar, lazer e cooperação.

Também estão previstas outras iniciativas, como avaliação odontológica, orientações sobre higiene bucal, saúde em geral, educação financeira, segunda via de documentos, educação ambiental, jogos, apresentações artísticas, incentivo à leitura, economia de energia, entre outras atrações.

O Dia C foi criado em 2009, em Minas Gerais, e nacionalizado em 2014. Desde o início, mais de 5,6 milhões pessoas foram beneficiadas pelas iniciativas das cooperativas de todo o país. Alguns exemplos de ações são reformas de instituições, ruas de lazer, campanhas de doação de sangue, de alimentos ou de materiais de limpeza.

O local
Situado no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte carioca, a Quinta da Boa Vista tem cerca de 155 mil metros quadrados. Preserva os jardins e lagos criados pelo paisagista francês Auguste Glaziou; o antigo palácio da Família Real, onde hoje funciona o Museu Nacional; construções e estátuas de bronze originais, como o Templo de Apolo; e o monumental portão, presente de casamento do Duque de Northumberland ao jovem casal D. Pedro I e a Imperatriz, D. Leopoldina, que hoje recepciona os visitantes do Jardim Zoológico.

O parque é próximo às estações de trem e metrô de São Cristóvão.

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicação do Sistema OCB/RJ