Cooperativismo do Rio no 2º Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, representando o cooperativismo fluminense, participou entre os dias 16 e 17 de abril do 2º Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias.  O evento, realizado pelo Sistema Ocesp e com o apoio do Sistema OCB, contou com discussões e palestras para a troca de experiências e de conhecimento sobre os cases de sucesso e os entraves que impedem o crescimento sustentável das cooperativas do país.

Diversas questões foram debatidas durante os dois dias de congresso. “Sucessão e governança em cooperativas”, “Mercado e competitividade na produção de grãos”, “Logísticas e seus desafios”, “Agricultura 4.0”, “Gestão de cooperados”, “Soluções inovadoras para um cooperativismo sustentável”, além de “Cenário político e econômico no curto, médio e longo prazo”, foram algumas das temáticas.

O segmento

As cooperativas são responsáveis por quase 11% do Produto Interno Bruto nacional. A importância desse setor é reforçada ainda mais quando destacamos que 40% de todas as cooperativas do Brasil são do setor agropecuário, o equivalente a 1555. Empregando diretamente 188.777 pessoas e com mais de 1 milhão de associados, as cooperativas são protagonistas na geração de trabalho e renda no país.

 

Reportagem: Richard Hollanda (Com informações de Assessorias)