Concurso de poesia desperta a prática literária no Colégio Pró-Uni

“O Concurso consolida a formação de leitores e integra outras atividades pedagógicas que têm a mesma finalidade, como as disciplinas Comunicação e linguagens e Redação e argumentação”. Com essas palavras, a diretora pedagógica do Colégio Pró-Uni, Alcimere Siqueira, define o objetivo do 7º Concurso Pró-Uni de Poesia – intitulado “Cordel ao Rap: Caminhos marginais na poesia” -, que acontecerá neste sábado, 14 de abril, na unidade escolar, localizada em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense.

De acordo com a cooperativa educacional, o concurso é dividido em três categorias: Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Médio. Em cada categoria, existem três segmentos: Poema, Texto em Prosa e Texto-Não Exclusivamente Verbal.

Cada aluno pôde inscrever até três textos inéditos por categoria e assinar a sua obra por um pseudônimo. Ao todo, foram pré-selecionados 10 textos em cada categoria, já encaminhados ao júri científico e artístico, que deliberará no dia da apresentação. Eles serão avaliados com base na originalidade, imprevisibilidade e uso de recursos linguísticos disponíveis. Cada um dos vencedores será contemplado com um vale-livro no valor de R$ 50 reais.

Com modelos de ensino e administração modernos e inovadores, o Pró-Uni vem se destacando em Campos dos Goytacazes. A prática literária e o estímulo à produção textual são algumas das iniciativas realizadas.

“Todos os anos, através do concurso, homenageamos autores e temas relevantes para a cultura e a arte em geral. Essas homenagens costumam levar práticas relevantes para a aprendizagem que contemplam os conteúdos transversais além de, no final, tornar todo o processo algo significativo para quem participa”, afirmou a diretora-pedagógica da cooperativa.

O Colégio

O Colégio Pró-Uni conta com a experiência profissional, conhecimentos sólidos e atualização constante de seu corpo docente e técnico-administrativo. A unidade escolar desenvolve uma ação pedagógica interdisciplinar e contextualizada em bases científicas, tecnológicas e comportamentais, facilitando a fundação de conhecimento e interagindo de forma mais direta com o conteúdo, por meio de várias atividades extracurriculares.

O Pró-Uni conta com os ensinos Fundamental I (do 1º ao 5º ano), Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e Ensino Médio.

 

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicação Sistema OCB/RJ (Com Informações do Colégio Pró-Uni)