Sistema OCB/RJ inicia 2018 com visitas às cooperativas do Centro-Sul Fluminense

O projeto Presidência Itinerante do Sistema OCB/RJ esteve nos dias 10 e 11 de janeiro nas cidades de Volta Redonda, Resende, Valença e Barra Mansa, onde o presidente Marcos Diaz visitou as cooperativas CoopAlimentar, Ceres, Uniodonto Resende, CMRV, Garça Branca e Capsil.

Mais do que conhecer “in loco” a realidade das cooperativas, o intuito foi discutir ações e projetos visando ao desenvolvimento da gestão e da governança das instituições cooperativistas.

“O nosso objetivo é aproximar as cooperativas do Sistema OCB/RJ. Já fazemos isso através dos nossos técnicos, que são profissionais qualificados para atender a todo tipo de demanda. Queremos buscar resultados que contribuam para o desenvolvimento do cooperativismo fluminense”, disse o presidente Marcos Diaz, que foi assessorado pelo analista de Monitoramento do Sescoop-RJ, Silvio Bruno.

Na Coop Alimentar, a pauta foi a capacitação dos cooperados. A discussão na Uniodonto Resende envolveu o Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista (PDGC). O Programa de Acompanhamento da Gestão (PAGC) e a Reforma Estatutária foram temas na CMRV , Garça Branca e Capsil.

Para os dirigentes da Ceres, Cooperativa de Eletrificação Rural de Resende, foi apresentado um projeto de energia renovável, desenvolvido pela EGP Energia, instituição com atuação na área de eficiência energética, gestão de energia de consumidores em baixa e média tensão (ACL) e micro e minigeração.

Reportagem: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sistema OCB/RJ