Loja Oficial do Artesanato do Rio de Janeiro é inaugurada com produtos da cooperativa Mistura Carioca

Loja Oficial do Artesanato do Rio de Janeiro é inaugurada com produtos da cooperativa Mistura Carioca

Os visitantes que passarem pelo Jardim Zoológico do Rio de Janeiro – Rio Zoo – no Parque da Quinta da Boa Vista – São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro, vão ter uma novidade. Foi inaugurada hoje (10/01), a Loja Oficial do Artesanato do Rio de Janeiro, em cerimônia que reuniu o Secretário de Estado de Turismo, Nilo Sérgio Félix, a Subsecretária Adjunta de Estado de Turismo e Coordenadora do Programa de Artesanato do Estado do Rio, Nea Mariozz, e o prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo. A iniciativa faz parte do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo(Setur-RJ), em parceria com o Grupo Cataratas, empresa responsável pela gestão do Rio Zoo.

Dentre os itens da loja, alguns são produzidos por 16 cooperados da Mistura Carioca, que compõem os mais de10 mil artesãos, de 40 municípios fluminense, cadastrados no Programa. É o caso de Thaís Salvador. Artesã há mais de 30 anos, atua na cooperativa desde a sua fundação, em 2006. Para a loja de artesanato, ela produziu colares, petisqueiras, porta-guardanapos, luminárias e mensageiros do vento, utilizando vidros e metais reciclados, além de tinta e muita criatividade.

“Este nosso trabalho envolve uma consciência ambiental muito grande. Por que o lixo deve ser descartado, se dele obtemos matéria-prima? O lixo de ontem pode ser revertido em produtos”, disse Thais.

Segundo o presidente da Mistura Carioca, Josué Elias da Silva, a parceria com a Setur-RJ abre as possibilidades de a cooperativa mostrar ainda mais o seu trabalho:

“Há dois anos atuamos em feiras e demais exposições promovidas pela Setur-RJ. Para a nossa cooperativa é um motivo de muito orgulho fazer parte desta iniciativa. Aproveito também para agradecer ao Sescoop-RJ por todo apoio institucional e por entender que o artesanato expõe a arte e a cultura do nosso povo, refletida em diversos produtos”, concluiu.

Durante a cerimônia de inauguração, o Secretário Nilo Sérgio Félix, explicou que o artesanato impacta em diversos itens da economia.

“O artesão é hoje um profissional que contribui para o desenvolvimento econômico do nosso Estado. Essa contribuição ganha ainda mais destaque quando é atrelada ao setor turístico. A maioria dos viajantes leva uma lembrança do lugar que visitou. Isso mostra claramente a interligação entre o artesanato e o turismo”, destacou Nilo Sergio.

A subsecretaria Nea Mariozz classificou como um momento histório:

“A inauguração desta loja é o retrato do trabalho da Setur-RJ. Além dos parceiros, agradeço também aos artesãos, pois sem eles, o Programa não existiria”.

Período

A Loja Oficial do Artesanato, que faz parte do evento “Verão no Rio Zoo”, funcionará até o da 18 de fevereiro, de segunda a sexta, das 10h às 17h, e fins de samana de 9h às 17h.

Sistema OCB/RJ

Representando o Sistema OCB/Sescoop-RJ estiveram o assessor da presidência Adelson Novaes, a coordenadora de Promoção Social, Cristiane Quaresma, e o analista de monitoramento, Luiz Carlos Costa.

Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro

Tem como objetivo reconhecer a atividade como geradora de desenvolvimento regional e registro vivo da história local. O programa coloca em prática ações que visam ao empreendedorismo para os inscritos, além de identificar e mapear a matéria-prima e técnica utilizadas pelos artesãos do estado.

Uma vez inscrito no programa o artesão terá acesso à:

* Carteira Nacional do Artesão (que será entregue a partir da finalização do cadastro nos 92 municípios);

* Participação em feiras;

* Divulgação;

* Capacitação / Qualificação;

* Microcréditos;

* Comercialização.

Reportagem: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sistema OCB/RJ