OCB/RJ divulga calendário das contribuições

OCB/RJ divulga calendário das contribuições

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (OCB/RJ) informa às cooperativas o calendário para pagamento das Contribuições Cooperativista e Sindical e também da Taxa de Manutenção.

Contribuição Cooperativista

As cooperativas fluminenses que efetuarem o pagamento até o dia 31/01/2018 terão um desconto de 10%. Até 28 de fevereiro, 8%; e até 31 de março, 6%. Entre 1º de abril e 31 de maio, o pagamento é sem desconto e multa. Após este período, a multa é de 2%(dois por cento) + juros de mora de 1% (um por cento) ao mês, incidentes sobre o total do débito.

Para garantir o pagamento dentro do prazo, a cooperativa deve encaminhar o balanço de dezembro de 2017 à OCB/RJ, o mais rápido possível, para que o cálculo seja feito e o boleto de cobrança possa ser emitido.

Clique Aqui e tenha acesso à Circular da Contribuição Cooperativista

Contribuição Sindical

Para o pagamento da referida contribuição, a cooperativa deverá ter como base de cálculo a tabela, estabelecida pela CNCOOP, aprovada pela OCB/RJ e referendada na Assembleia Geral Ordinária da Instituição, realizada em 29/11/2017. O prazo para regularização é até 31/01/2018.

Clique Aqui e tenha acesso à Tabela da Contribuição Sindical

Apesar de a Contribuição Sindical ter se tornado optativa, seu recolhimento pelas cooperativas continua sendo primordial para o fortalecimento da representatividade da categoria econômica cooperativista perante as autoridades Municipal, Estadual e Federal, os órgãos governamentais, os fóruns e conselhos de deliberação e diante da própria sociedade.

Para emitir a sua Guia de Contribuição, acesse www.caixa.gov.br

Taxa de Manutenção

As cooperativas que efetuarem o pagamento até 31/03/2018 terão um desconto de 20%. Até 28 de junho, 10%; Entre 29 de junho e 31 de outubro, o pagamento é sem desconto e multa. Após este período, a multa é de 2%(dois por cento) + juros de mora de 1% (um por cento) ao mês, incidentes sobre o total do débito.

Àquelas que preferirem, podem parcelar o valor em até 10 vezes sem desconto, com primeiro vencimento em janeiro de 2018.

Clique Aqui e tenha acesso à Tabela da Taxa de Manutenção

Saiba mais

Mais informações podem ser obtidas com Glória Gomes e Márcio Leoni  (21) 2232-0133 ou marcioleoni@ocbrj.coop.br ou gloriagomes@ocbrj.coop.br