Cooperativa de Técnicos de Enfermagem recebe Registro da OCB/RJ

Cooperativa de Técnicos de Enfermagem recebe Registro da OCB/RJ

A Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Técnicos de Enfermagem (Cooptec) – representada pela presidente Renata da Silva e pelos conselheiros fiscais e administrativos – recebeu nesta sexta (05/01) o Registro Provisório junto ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (OCB/RJ). Com o documento, a cooperativa poderá receber assessorias jurídica e contábil e também participar dos cursos e eventos promovidos pelo Sescoop-RJ.

O Registro tem validade de um ano. Neste período, a cooperativa será avaliada pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ nas áreas de gestão e capacitação, para, em caso de aprovação, ter acesso ao Registro Definitivo.

Constituída em julho de 2017, a Cooptec conta hoje com 80 cooperados que atuam em alguns municípios do Estado do Rio de Janeiro, tais como Niterói, Itaboraí, Petrópolis e Magé, além da capital, onde tem sede.

De acordo com a presidente Renata, a cooperativa é a realização de um sonho e também um ato em busca de mais profissionalismo para a categoria dos técnicos de enfermagem.

“Todos os nossos cooperados já passaram por situações de precarização dos serviços. Mas com o apoio da OCB/RJ conseguimos fundar a cooperativa em busca de um trabalho mais digno para os cooperados e também para as instituições que venham a contratar os nossos serviços”, disse Renata.

Coordenando a solenidade, o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, frisou que este é apenas o primeiro passo.

“Neste momento importante que a Cooptec está dando em sua recente história, é preciso destacar que os cooperados devem seguir a doutrina cooperativista e buscar a capacitação constante, pois terão ainda mais condições de oferecerem serviços de qualidade. Além disso, a cooperativa deve estar enquadrada na Lei 12.690 e com seu estatuto atualizado.”, explicou.

O gerente da área fim do Sescoop-RJ, Valdinei Calixto, em linhas gerais, reforçou a necessidade da qualificação profissional e destacou os Programas de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC) e o de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), como fundamentais para a Cooptec ter excelência na governança e na gestão.

Também estiveram presentes o diretor da OCB/RJ, Angelo Gallatoli, os assessores da presidência do Sistema OCB/RJ, Adelson Novaes e Carlos Piragibe, a coordenadora de Promoção Social do Sescoop-RJ, Cristiane Quaresma, os analistas de monitoramento Jorge Pecly, Thiago Sartori e Luiz Carlos Costa, a representante do Ramo Educacional, Adelina Salles e a presidente da Central Sindical Brasileira, Maria Bárbara.

Reunião com a Unimed Federação Rio

Após a cerimônia de entrega de registro, os dirigentes da Cooptec estiveram na sede da Unimed Federação Rio para um encontro com o Diretor Administrativo-Operacional, Dr. Gilson de Souza Lima, e representantes das áreas de intercâmbio e Call Center da instituição. Em pauta, a apresentação dos serviços da cooperativa.

Ficou definido que a Cooptec enviará uma proposta de trabalho a ser analisada pelo conselho da Unimed Federação Rio. Caso seja aprovado, um contrato entre as partes será assinado e a Federação indicará os serviços da cooperativa para as suas 20 singulares.

Reportagem: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sistema OCB/RJ