Todos SomosCoop

Todos SomosCoop

Diariamente, antes mesmo de amanhecer, cooperados já estão trabalhando para alimentar, vestir e contribuir para a vida de milhares de famílias brasileiras. O que muita gente ainda não sabe é que boa parte daquilo do que é consumido no Brasil, desde serviços até produtos de primeira necessidade ou itens de valor agregado, é produzido, transportado ou comercializado por uma cooperativa.

Levantamento feito pelo Sistema OCB aponta que no país, mais de 13 milhões de pessoas estão inseridas no cooperativismo, seja como cooperado ou empregado. Isso sem contar os familiares, que contribuem social e economicamente para o segmento.

E os números não param por aí.  Mais de 5 bilhões de dólares das exportações do Brasil são provenientes do cooperativismo. As cooperativas de saúde levam atendimento de qualidade à mais de 28 milhões de brasileiros.

Estes exemplos demonstram que o cooperativismo transforma realidades, gerando trabalho, renda e inclusão socioeconômica nas comunidades onde estão inseridas. Mais importante do que isso: consegue alinhar produtividade e sustentabilidade e substituir o individual pelo coletivo, em que todos são donos do seu próprio negócio.

Assim, para reforçar esse orgulho de ser cooperativista e garantir que mais brasileiros conheçam e reconheçam esse jeito humanizado de produzir e gerar resultados, o Sistema OCB lançou o movimento SomosCoop – uma campanha que levanta a bandeira do cooperativismo no Brasil visando à valorização das cooperativas, cooperados e empregados.

E o Sistema OCB/Sescoop-RJ está envolvido nesta causa. Desde 2011, início da nossa gestão, trabalhamos para que as cooperativas fluminenses se desenvolvam com base em três pilares: austeridade, profissionalismo e excelência. Todos norteados pelos valores que regem o cooperativismo, tais como: cooperação, transformação e equilíbrio.

Não por acaso, duas cooperativas do Rio de Janeiro –  Colégio Pró-Uni e Unimed Volta Redonda – juntaram-se a outras 39 de todo país para receberem em 2017 o Prêmio Sescoop Excelência em Gestão, dado a instituições cooperativistas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão e governança.

Este é o nosso trabalho, este é o nosso movimento.

Venha com a gente. Afinal, todos SomosCoop!

Saudações Cooperativistas!

Marcos Diaz – Presidente do Sistema OCB/RJ