Sicoob Cecremef aprova Reforma Estatuária

Sicoob Cecremef aprova Reforma Estatuária

O Sicoob Cecremef aprovou no dia 28 de novembro, durante Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada no auditório de Furnas Centrais Elétricas, a sua reforma estatutária. Foram 134 votos a favor, 13 contra e 4 abstenções. Entre as alterações estão a adoção da Governança Corporativa, em cumprimento da Resolução nº 4.434/2015, do Banco Central do Brasil (Bacen), a ampliação da área de abrangência e a possibilidade do eventual resgate parcial do Capital Social.

O texto foi redigido com base em um modelo preparado pelo Sicoob Confederação juntamente com o Bacen, e está fundamentado no que preveem as leis e normativos que regem as cooperativas de crédito, como a Constituição de 1988, a Lei nº 5.764/1971, Lei Complementar nº 130/2009, Resolução Bacen nº 4.434/2015 e Resolução Bacen nº 4.538/2016.

Ainda durante a Assembleia, também foi confirmada a proposta de Regulamento Eleitoral, que já passa a vigorar na próxima Assembleia Geral Ordinária, em 25 de abril de 2018.

O auditório esteve lotado e a AGE contou com a presença de dirigentes de outras cooperativas de crédito do Rio de Janeiro. O presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, acompanhou o evento. “O Sicoob Cecremef está, atualmente, em outro patamar, sendo a maior cooperativa de crédito do Rio de Janeiro, e uma das maiores do Brasil. Isso é fruto do trabalho de todos que atuam na cooperativa e parabenizo cooperados, colaboradores e diretoria que fazem do Sicoob Cecremef a importante instituição que é hoje”, disse.

Quem também acompanhou o evento foi o presidente do Sicoob Central Rio, Luiz Antônio Araújo. O dirigente falou que é preciso que cada cooperativa procure crescer e divulgar o cooperativismo.

“Estamos no limiar de uma nova era para o cooperativismo. O Sicoob Cecremef é um exemplo para o segmento e continuará a abrir o caminho para esse desenvolvimento. Vejo de forma bastante ambiciosa essa mudança estatutária”, afirmou.

Francisco Bezerra, presidente do Sicoob Cecremef, agradeceu a maciça presença de cooperados na Assembleia. “Isso mostra o quanto estamos unidos pela mudança que se faz necessária. Entendemos que esse momento, com a ajuda dos cooperados, é um divisor de águas do momento da cooperativa”, falou.

Estiveram presentes no evento o vice-presidente da OCB/RJ, Jorge Meneses, e os diretores da OCB/RJ, Ângelo Galatoli e Vinícius Mesquita.

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ