Sescoop-RJ e Mackenzie Rio iniciam MBA em Gestão e Governança Cooperativista

Sescoop-RJ e Mackenzie Rio iniciam MBA em Gestão e Governança Cooperativista

O desenvolvimento das cooperativas passa, também, pelo processo de profissionalização de dirigentes e cooperados. E com esse objetivo, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ), em parceria com a Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, iniciou, em 24 de novembro, a primeira turma do MBA em Gestão e Governança Cooperativista.

Este é o primeiro fruto da parceria entre as duas instituições, assinado em 2017. O MBA, de acordo com o diretor do curso, professor Ricardo Soares, vai explorar o cotidiano das cooperativas dentro de sala de aula, permitindo aos estudantes um trabalho bastante prático. As aulas acontecerão até o mês de julho de 2018, quando será entregue o artigo de estudo de caso.

Representando o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, o assessor da presidência da OCB/RJ, Adelson Novaes, comentou que a parceria com a Mackenzie Rio foi firmada devido à  instituição acadêmica ter um trabalho voltado para o social. “O Sistema OCB/Sescoop-RJ fica muito contente em abrir esta primeira turma de MBA e, com certeza, será o início de uma longa parceria, que dará frutos para o cooperativismo”, disse.

A satisfação pela parceria foi também frisado pelo coordenador acadêmico do Núcleo de Pós-Graduação e Extensão da Mackenzie Rio, Alexandre Nicolini. “O modelo cooperativista é o instrumento que será capaz de promover o crescimento do Brasil que tanto se deseja. Para isso, é importante que os dirigentes e cooperados estejam capacitados e possam inovar, pois inovação é sobrevivência”, afirmou.

O coordenador do MBA, Ricardo Soares, disse durante a palestra “Os desafios para excelência e sustentabilidade no cooperativismo” que 70% do curso será com atividades de avaliação, individual ou em grupo, onde serão aguçadas questões inerentes ao dia-a-dia do cooperado.

“O objetivo é proporcionar a solução de problemas do cotidiano da cooperativa dentro de sala de aula. Além disso, o curso visa a aprimorar a gestão estratégica, o processo de comunicação, entre outros pontos. A meta é fazer com que a turma esteja apta a enfrentar a realidade do mercado, com inovação”, falou.

Estiveram presentes na abertura os assessores da presidência da OCB/RJ, Carlos Piragibe e Sabrina Oliveira, o superintendente do Sescoop/RJ, Daniel Granuzzo, o gerente do Sescoop/RJ, Valdinei Calixto, e o coordenador de pós-graduação e extensão da Mackenzie Rio, professor Newton Oliveira.

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ