Representantes da OCB e da OCESP visitam cooperativas de materiais recicláveis do Rio de Janeiro

Representantes da OCB e da OCESP visitam cooperativas de materiais recicláveis do Rio de Janeiro

Nos dias 16 e 17 de novembro, representantes do Sistema OCB  e da OCESP – a Consultora do Ramo Trabalho e Produção, Priscila Silva Coelho, o Assessor de Relações Institucionais da Presidência da OCESP, Ricardo Saboya, e a Gerente Técnica e Econômica da OCB Nacional, Carla Bernardes de Souza Neri, estiveram no Rio de Janeiro para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Sistema OCB/RJ junto às cooperativas de materiais recicláveis, Coopfuturo, em Irajá, e  Reciclamais, em Bangu.

Ambas são referências no segmento, tendo inclusive a Coopfuturo realizado a coleta seletiva em eventos importantes na cidade, como Jogos Olímpicos 2016, Carnaval e Green Rio 2017. Nas sedes das cooperativas, a comitiva conheceu a estrutura e conversou com os catadores sobre o dia a dia de trabalho.

Os representantes também foram à Mistura Carioca, cooperativa composta por artesãos e que opera com material reciclado, além de participar de eventos ligados à Economia Solidária na cidade do Rio de Janeiro.

Avaliação

Já na sede do Sistema OCB/RJ, a comitiva avaliou como positiva a visita e destacou o apoio que a instituição oferece para a gestão das cooperativas de materiais recicláveis. Parabenizou também o incentivo à capacitação dos cooperados, que é norteada pela Portaria 01/2014 do Sescoop-RJ, que exige a participação dos cooperados nos cursos ministrados pela Formação Profissional.

 

Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sistema OCB/RJ