Cooperativas do Sul Fluminense participam de Encontro de Intercooperação

Cooperativas do Sul Fluminense participam de Encontro de Intercooperação

Saber cooperar é criar pontes. E dirigentes de cooperativas realizaram esta prática durante o Encontro de Intercooperação das Cooperativas do Sul Fluminense, que aconteceu na sede da Unimed Volta Redonda, no dia 30 de outubro. Diretores e representantes de mais de 25 instituições cooperativistas compareceram ao local e assistiram à palestras, apresentaram seus serviços aos demais presentes no evento e fizeram uma visita ao Centro de Treinamentos da cooperativa de médicos.

Entre as cooperativas que marcaram presença, estão a: Unimed Volta Redonda, Unimed Centro Sul Fluminense, Unimed Barra Mansa, Ceres, Prompter, Comunicoop, Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa, Sicoob Cremendes, Sicoob Coopvale, Sicredi Vanguarda, Uniodonto Resende, Uniodonto Três Rios, Uniodonto Sul Fluminense, Propescar, ACEC, Cooperar, Coopedi, Coopere, Cooperaço, Ceduc, Procredi, Network, Coopergia, Fenacred e Escola Fribourg. 

 O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, abriu o Encontro e fez um balanço das ações de intercooperação realizadas pela atual gestão da instituição. “Quando entramos, as cooperativas, mesmo integrantes do mesmo segmento, não se conheciam. Hoje, a realidade é bem diferente, apesar de sabermos que ainda temos um longo caminho de desenvolvimento. O caminho é a integração, pois sabemos que sem isso o cooperativismo não se desenvolve”, afirmou o dirigente.

 Anfitrião do evento, o presidente da Unimed Volta Redonda, Dr. Luiz Paulo Tostes Coimbra, disse que é um prazer receber os dirigentes das cooperativas do Sul Fluminense. Além disso, o dirigente da cooperativa de médicos apresentou o trabalho feito pela cooperativa ao longo dos quase 30 anos de existência.

 “O cooperativismo é visto com muito preconceito pela sociedade. E isso vem, justamente, pela falta de conhecimento. Ao longo dos anos, temos trabalhado fortemente em mostrar e explicar o modelo econômico para todos, desde o cidadão comum até o cooperado. Hoje, temos mais 460 cooperados, 57 mil clientes, 1.160 colaboradores diretos e um hospital, que atende moradores de Volta Redonda e cidades vizinhas, sendo uma referência em atendimento”, comentou Tostes.

 E o resultado deste trabalho vai ser referendado em cerimônia a ser realizada no mês de novembro, em Brasília, quando a Unimed Volta Redonda – junto com a Pró-Uni, cooperativa educacional localizada em Campos dos Goytacazes – receberá o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, que reconhece cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão e governança.

 Além de Tostes, outros dirigentes apresentaram suas cooperativas e falaram do que acharam do evento. Presidente da Cooperar, cooperativa educacional localizada em Angra dos Reis, Astrogildo Gomes, disse que a instituição é referência na cidade e que a intercooperação é importante. “Este intercâmbio facilitará a vida das cooperativas dos mais diversos segmentos, pois acabamos nos conhecendo e difundindo o cooperativismo”, afirmou.

 

O diretor do Sicoob Cremendes, Luís Eduardo Pereira Ramos, opinou sobre o encontro. “É de fundamental importância a realização de encontros como esse. O Sicoob Cremendes está prestes a completar 90 anos e temos muito a contribuir para cooperativismo fluminense. Essa troca de experiência entre cooperativas vai difundir ainda mais o modelo econômico”, afirmou.

 Ainda durante o evento, o público assistiu palestras que abordaram o PDGC e o trabalho exercido pelos setores de Monitoramento, Promoção Social e Formação Profissional.

Pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ, além do presidente Marcos Diaz, estiveram presentes o vice-presidente Jorge Meneses, os diretores da OCB/RJ Vinícius Mesquita e Ângelo Galatoli e o Conselheiro do Sescoop/RJ, Dr. Sebastião Barbosa.

Veja abaixo a galeria do evento.