World Coop Management debate negócio cooperativo

World Coop Management debate negócio cooperativo

Nos dias 2 e 3 de outubro, Belo Horizonte foi a capital do cooperativismo brasileiro. Isso porque a cidade recebeu, pela terceira vez consecutiva, o World Coop Management, congresso que trouxe o que há de mais novo sobre conceitos e estratégias de atuação no negócio cooperativo. Cerca de 350 participantes integraram os debates este ano. Pelo Rio de Janeiro participaram o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, e o presidente da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Comunicação Empresarial e Integrada (Comunicoop), Cláudio Montenegro.

A temática principal desta edição girou em torno de Competição, Inovação e Tecnologia, com debates voltados para as vertentes Liderança e Estratégia. Em nome do Sistema Ocemg, patrocinador e anfitrião do evento, o presidente da organização, Ronaldo Scucato, ressaltou o foco na capacitação de lideranças como um fator preponderante para as cooperativas. “Seguimos crescendo a cada dia mais e mostrando para a sociedade que somos a mola propulsora da economia do país”, frisou.

Em uma mensagem de vídeo, a presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Monique Leroux, desejou que todos tivessem uma boa experiência durante o encontro e frisou a relevância das cooperativas para cenário mundial, caminhando ao lado dos setores público e privado, porém com valores e princípios que colocam as pessoas no centro do negócio.

Sobre a temática da inovação com foco na preparação dos líderes cooperativistas, o consultor James Bannerman estimulou os participantes a pensarem em soluções pouco óbvias para os problemas do cotidiano. “O segredo é buscar sempre a segunda resposta correta, pensar na próxima ideia prática e, assim, sair da linha que todos os seus concorrentes já estão pensando em seguir”, instigou.

Os preceitos cooperativistas também foram abordados como impulsionadores do segmento. “A forte concorrência, o governo com soluções pouco efetivas para as cooperativas, os cooperados insatisfeitos. É nesse cenário que o dirigente precisa manter-se fiel aos valores e com habilidade de se adaptar a diversas situações”, disse Simon Parkinson, diretor e executivo-chefe do Co-operative College, da Inglaterra.

4º WCM confirmado em Minas Gerais

O diretor da Wex Business e presidente do WCM, Luiz Branco, confirmou a realização do congresso de 2018 em Belo Horizonte, nos dias 24 e 25 de setembro. Além disso, adiantou dois nomes de peso já confirmados na programação do próximo ano: o historiador Leandro Karnal e o ex-diretor do Manchester United Peter Draper, que fez do clube uma marca mundialmente conhecida. O tema escolhido para o WCM 2018 será Competitividade e Sustentabilidade.

“Minas Gerais é um Estado central, o que facilita muito para que representantes de outras Unidades Estaduais venham participar. Para se ter uma ideia, este ano, contamos com 22 Estados presentes durante o congresso. Além disso, o apoio do Sistema Ocemg e esse Espaço de Eventos Unimed-BH são muito importantes para que consigamos ter toda a estrutura para um encontro de alta gestão, que é o queremos promover para o setor”, finalizou Branco.

Fonte: Sistema OCEMG