Cooperativa de costura é inaugurada no Rio de Janeiro

Cooperativa de costura é inaugurada no Rio de Janeiro

Promover a inclusão social e econômica de moradores da Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro. Este é o objetivo da Cooperativa Maravilha, empreendimento social inaugurado no dia 29 de setembro, que é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Rio, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), o Centro Brasileiro de Estudos em Design de Vestuário (CBEDV) e o Sistema OCB/Sescoop-RJ.

A iniciativa tem como a finalidade promover a associação de 16 costureiras e costureiros locais, que agora poderão receber encomendas de maior porte, além de participar de licitações. Composto em sua maioria por mulheres, os cooperados têm origem em cursos profissionalizantes oferecidos na área e na união de forças de costureiras e costureiros que atuavam individualmente nos bairros da Saúde, da Gamboa e do Santo Cristo.

As primeiras tratativas para a organização da cooperativa começaram em março, quando a Cdurp identificou as atividades econômicas na área do Porto Maravilha e fez o cruzamento com as demandas das empresas-âncoras. Com o apoio do Sistema OCB/Sesscoop/RJ, apresentou aos ateliês e profissionais a proposta de associação com suporte técnico, contábil e jurídico. Desde então, o núcleo das associadas começou a se reunir para desenvolver o projeto.

A prefeitura mobilizou parceiros da área para facilitar a formalização de contratos que beneficiarão os moradores gerando trabalho, renda e exemplo para quem vive na Região Portuária.

A solenidade de inauguração contou com a participação do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella. Durante sua fala, expressou sua alegria em ver a inauguração desse empreendimento social, pois ela possibilitará o desenvolvimento da economia local.

“O município precisa estar presente nas comunidades, promovendo a realização de atividades econômicas, como a Cooperativa Maravilha. E o primeiro passo pode ser dado pelo município é encomendando uniformes escolares, dos guardas municipais, entre outros pedidos. Queremos desenvolver essas cooperativas e fazer delas um modelo para a criação de outras”, disse Crivella, acrescentando que está em tramitação na Câmara dos Vereadores um Projeto de Lei (PL) que visa à diminuição dos impostos de empreendimentos sociais a fim de dar mais competitividade à elas no mercado.

E as primeiras encomendas já foram entregues: 150 camisas para o programa Aprendiz Cooperativo promovido pelo Sescoop/RJ.  Representando o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, o superintendente do Sescoop/RJ, Daniel Granuzzo, falou do prazer em ver uma nova cooperativa surgir.

“Ver uma cooperativa nascer é um orgulho para o Sistema OCB/Sescoop-RJ, pois a nossa missão é, sem dúvida, promover o desenvolvimento social e econômico das pessoas. Acompanhamos o nascimento da Cooperativa Maravilha e estamos dando todo o suporte que nos cabe. Queremos que cada vez mais pessoas estejam incluídas através de cooperativas e o primeiro passo está sendo dado  através dessa parceria”, comentou.

O Sescoop/RJ dará todo apoio técnico à constituição formal da cooperativa, o que permitirá que o grupo não só feche contratos com a iniciativa privada, como também possa concorrer em processos licitatórios públicos.

Raquel Spinelli, presidente da Cooperativa Maravilha, agradeceu as instituições parcerias. “Esse é o momento de nós, profissionais, mostrarmos o nosso potencial de produção e a nossa qualidade. Precisávamos de uma oportunidade e ela chegou. Temos muito a oferecer”, disse, confiante, a dirigente da cooperativa.

Durante a solenidade foi assinado um Termo de Compromisso entre as instituições parceiras para o desenvolvimento da cooperativa.

Clique aqui e confira as fotos.

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ