Dados os primeiros passos para o fomento do cooperativismo de crédito em Maricá

Dados os primeiros passos para o fomento do cooperativismo de crédito em Maricá

Um encontro na sede da prefeitura de Maricá, no dia 19 de setembro, reuniu o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, o prefeito do município, Fabiano Horta, e o diretor-presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro. O debate foi sobre uma possível instalação de uma agência da cooperativa  na cidade.

O Sicoob Fluminense, controlado pelo Banco Central, oferece taxas menores e alguns benefícios como participação nos lucros para os cooperados, financiamento para pequena e micro empresas, artesãos e pequenos produtores. De acordo com Neilton Ribeiro, a lógica da instituição é o tratamento oferecido ao cooperado. “Nosso modelo de gestão faz com que a sociedade atue juntamente no sistema. Com isso garantimos autonomia das pessoas com relação às suas aplicações e atuações no mercado financeiro diferente do modelo de banco atualmente existente”, falou.

Na visão do prefeito Fabiano Horta, pode ser uma oportunidade para que as pessoas não sejam exploradas a ponto de não colocarem em prática a sua atividade produtiva. “Temos na cidade regiões como Itaipuaçu e Inoã em franca expansão e completamente desprovidas de uma agência bancária. Temos que fomentar nossas potências”, declarou.

O presidente Marcos Diaz enfatizou que o cooperativismo é um segmento possível de unir desenvolvimento econômico e social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo. Ele também destacou os benefícios em se associar à uma cooperativa de crédito.  “Na prática, as cooperativas de crédito são criadas com um único objetivo: prestar serviços financeiros de qualidade para seus associados. E essa definição faz toda a diferença no dia-a-dia do negócio. Porque em vez de tentar comercializar produtos a todo custo, dentro de uma cooperativa de crédito o que se busca é ouvir o cooperado, para oferecer soluções adequadas para o seu perfil e para suas necessidades”, explicou.

Também participaram da reunião os secretários, André Braga (Economia Solidária), Leonardo Alves (Planejamento, Orçamento e Gestão), o presidente do Banco Comunitário Palmas, João Joaquim de Melo, e o assessor da presidência do Sistema OCB/RJ, Adelson Novaes.

Agenda

No dia 10 de outubro será realizado em Maricá o evento “Cidade de Maricá e o Cooperativismo de Crédito”. Promovido pelo Sistema OCB/RJ e pelo Sicoob Fluminense, em parceria com a prefeitura local, o encontro visa apresentar o cooperativismo de crédito às instituições locais, órgãos governamentais e empresas do município.

Cooperativismo de Crédito e a Cidade de Maricá

Data; 10 de outubro

Local; Cine Teatro Municipal Henfil – (Rua Domício da Gama, 291 – Eldorado, Maricá – RJ)

Horário; 9h

Reportagem: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sistema OCB/RJ]

Foto: Jorge André