Coopfuturo inaugura Centro de Referência e Estudos em Resíduos Sólidos

Coopfuturo inaugura Centro de Referência e Estudos em Resíduos Sólidos

Promover a capacitação de seus cooperados e também dos moradores que vivem em seu entorno. Este é o objetivo do Centro de Referência e Estudos de Resíduos Sólidos, inaugurado em 31 de agosto, pela Cooperativa de Trabalho e Produção de Catadores de Materiais Recicláveis de Irajá (Coopfuturo). O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, esteve presente à inauguração e foi homenageado, com uma das salas do Centro levando o seu nome.

De acordo com Evelin Marcele, presidente da cooperativa, o Centro de Referência será um espaço aberto para cooperativas, escolas, municípios, associações, comunidades e cidadãos egressos dos lixões e de demais atividades de catadores terem um resgate da cidadania e o apoio para o desenvolvimento sustentável, econômico e social.

“O objetivo é oferecer informações e conhecimentos, através de pesquisas e experiências de transformar os resíduos sólidos em geração de renda e reaproveitamento de materiais. Sem contar que é uma grande conquista para todos os cooperados e para a comunidade, que poderão alçar voos ainda mais altos, como se alfabetizar, se preparar para cursar uma faculdade, entre tantas outras atividades”, disse Evelin.

O Centro foi desenvolvido em parceria com o Sistema OCB/Sescoop-RJ, que doou em regime de comodato as cadeiras e mesas das duas salas que compõem o Centro de Referência. Homenageado com o seu nome em uma dos espaços, o presidente Marcos Diaz, afirmou que a Coopfuturo é um exemplo a ser seguido em todo o Brasil, onde os valores e preceitos cooperativistas estão no cotidiano da cooperativa.

“O Sistema OCB/Sescoop-RJ tem batalhado arduamente, ao longo dos anos, para que a cooperativa se desenvolvesse e tenho um orgulho enorme em ver a Coopfuturo cada vez mais forte e tendo um crescimento louvável. Sabemos que os desafios são grandes, mas a chance que a cooperativa está oferecendo aos seus cooperados e moradores da região não tem preço. Que todos agarrem essa oportunidade, pois somente com a educação podemos crescer”, comentou Diaz, que entregou à presidente da Coopfuturo, Evelin Marcele, o certificado definitivo da OCB/RJ.

Além do presidente Marcos Diaz, outro homenageado foi o diretor técnico-logístico da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), Paulo Nogueira. Emocionado, afirmou que o espaço “será uma importante ferramenta para que cooperados e moradores possam ter um futuro melhor, se capacitando”.

A cerimônia de inauguração do Centro de Referência contou a participação de representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), do Ministério da Educação, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Guarda Municipal da cidade do Rio de Janeiro.

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/RJ