Projeto apresenta cooperativismo para universitários

Projeto apresenta cooperativismo para universitários

Queremos despertar nos estudantes a importância do Cooperativismo e das vantagens de ser um associado”. Estas foram as palavras do Vice-Presidente da Unicred Serra Mar, Dr. Ricardo Blanc, na abertura do projeto Cooperativismo nas Universidades – promovido pela Unicred RJ/MT em parceria com o Sescoop/RJ – cuja primeira atividade ocorreu na Universidade Católica de Petrópolis (UCP) – Campus Benjamin Constant, em 29 de agosto.

O objetivo do projeto é levar aos universitários a oportunidade de conhecer o cooperativismo no âmbito social e financeiro, destacando também a importância da união através da filosofia cooperativista, além de realizar a prospecção de novos associados.

Na UCP, mais de 200 estudantes lotaram o auditório onde acompanharam a palestra “Cooperativas no Brasil e no Mundo: A importância do cooperativismo para a economia e a sociedade”, ministrada pelo Diretor Administrativo-Financeiro da Unicred Serra Mar, Sr. Gilson Witte. O evento também teve o seu caráter social. Na entrada, os participantes poderiam doar 1 kg de alimento não perecível e o total arrecadado será destinado aos assistidos pela Pastoral da Universidade Católica de Petrópolis.

 

Em sua apresentação, Sr. Gilson Witte destacou o cenário do Cooperativismo Brasileiro e Mundial; os segmentos cooperativistas no Brasil; as vantagens de ser associado à uma cooperativa; o papel das cooperativas de Crédito versus o papel dos bancos privados; entre outros pontos. “O Cooperativismo promove a redução da desigualdade social e faz com que o dinheiro circule dentro das cidades, ocasionando o desenvolvimento das mesmas”, disse.

 

O Superintendente do Sescoop-RJ, Daniel Granuzzo, representou o presidente Marcos Diaz, e pontuou o trabalho realizado pela instituição no que tange ao desenvolvimento das cooperativas fluminenses e o reconhecimento das mesmas pela sociedade.

“As cooperativas no Rio de Janeiro têm um enorme potencial econômico e em momentos de crise, como o atual, mostra que o segmento é capaz de promover a justiça social e o crescimento das cidades”, comentou Granuzzo.

A Superintendente da Unicred Central RJ/MT, Dayse Freitas, elogiou a iniciativa da Unicred Serramar. “É fundamental que o segmento cooperativista se faça presente. Por isso, a Unicred Central, em parceria com o Sescoop/RJ, vem apoiando essa iniciativa”, afirmou.

Estudantes

Para os alunos foi uma oportunidade de conhecer uma nova realidade. É o caso de Aline Santos, 23 anos, estudante do curso de Administração de Empresas. “Não sabia que o cooperativismo tinha essa gama de atividades. Para mim, se resumia ao transporte, mas não é bem assim. A variedade é gigante e ele é capaz de desenvolver cidades. Tenho uma nova visão do segmento e penso em um futuro próximo já estar associada à uma cooperativa”, comentou.

A mesma opinião foi compartilhada pelo estudante de economia Anderson Andrade, 22 anos. “Já tinha lido algo sobre cooperativas, mas achava que era algo bastante restrito. O Rio de Janeiro tem um potencial enorme e essa palestra foi importante para nós conhecermos o segmento, como para a difusão deste modelo econômico”.

Outras universidades

De acordo com o Vice-Presidente da Unicred Serra Mar, Dr. Ricardo Blanc, o projeto Cooperativismo nas Universidades circulará pelas cidades onde a cooperativa possui pontos de atendimento. O mês de novembro será a vez da cidade de Barra Mansa receber a iniciativa. “Queremos passar a mensagem de que o Cooperativismo é o modelo econômico capaz de mudar vidas e dar novos rumos à sociedade como um todo”, finalizou.

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ