Cooperjovem encerra capacitação dos profissionais da rede pública de educação de Maricá

Cooperjovem encerra capacitação dos profissionais da rede pública de educação de Maricá

Nos dias 21 e 24 de agosto foram realizados os últimos módulos de formação do Programa Cooperjovem – promovido pelo Instituto Sicoob em parceria com o Sescoop-RJ – com profissionais da rede pública de Educação de Maricá. No último dia de aula, os secretários municipais Adriana Costa (Educação) e André Braga (Economia Solidária) trouxeram para o Cooperjovem as verduras colhidas na Unidade Agroecológica do Manu Manuela – parte das escolas municipais já estão desenvolvendo ou irão desenvolver hortas agroecológicas. As hortas comunitárias em áreas públicas, como a que está sendo implementada no loteamento Manu Manuela, podem inspirar novos projetos educacionais cooperativos gerando conexões que impulsionam o desenvolvimento da cidade.

De maio até agora duas turmas de professores da rede municipal de ensino foram organizadas, ao todo 57 profissionais de educação participando de um processo formativo que já teve seis encontros para reflexão sobre princípios e valores do cooperativismo. Tais reuniões discutiram mudanças de cultura, de comportamento e do papel de cada um no desenvolvimento da cultura da cooperação para o desenvolvimento comunitário.

Nos encontros que aconteceram nos dias 21, 22, 23 e 24 de agosto, os profissionais de Educação desenvolveram o Projeto Educacional Cooperativo – PEC. A proposta do PEC é provocar a comunidade escolar a intervir em sua própria realidade, interagindo de forma cooperativa para sua transformação e de seu entorno. Foram formados grupos de trabalho por unidade escolar, cada grupo tendo por desafio identificar questões importantes para vida da comunidade escolar e desenvolver projetos viáveis para sua execução envolvendo, além da própria comunidade escolar, outros moradores da região.

Está previsto um encontro no dia 26/09 entre os profissionais envolvidos para troca de experiências a partir dos desafios encontrados, além da apresentação de avanços conquistados na implementação de cada projeto.

Fonte: Prefeitura de Maricá