Workshop da Unicred RJ/MT debate a importância de fidelizar os clientes

Workshop da Unicred RJ/MT debate a importância de fidelizar os clientes

“Se você pode sonhar, você pode fazer”. A frase de Walt Disney resume como foi o 3º Workshop das Unicreds RJ/MT, realizado no dia 26 de agosto no Rio de Janeiro e que contou com o patrocínio do Sescoop/RJ.

O evento, que nesta edição teve como tema Descubra a Magia de Encantar Clientes, inspirado no Walt Disney World, reuniu dirigentes e colaboradores do Sistema nos estados do Rio de Janeiro e Mato Grosso.

Na abertura, José Maria de Azevedo, presidente da Unicred Central RJ/MT, fez um agradecimento especial ao Sistema OCB/Sescoop-RJ e apresentou em linhas gerais as funções das singulares e da central do Sistema Unicred. Ao todo, são 186 mil cooperados, 238 pontos atendimentos, 34 cooperativas e 4 centrais. Em ativos, a Unicred possui R$ 9,9 bilhões, um crescimento de 18% relativo ao ano passado. A liquidez foi de 4,9 bilhões reais, crescimento de 38% em relação a 2016. “São números que mostram que apesar de o país estar em crise, a Unicred continua em crescimento. O dia de hoje é de encantar. Encantar o nosso cliente para poder crescer cada vez mais. Um exemplo foram as sobras, que em 2016 foram de R$ 122 milhões”, disse.

Paulo Abreu Barcellos, presidente da Unicred do Brasil falou sobre a melhoria constante do sistema. “É um trabalho que realizamos em conjunto, com o apoio dos dirigentes e de todos os colaboradores. Acreditamos que será um crescimento exponencial nos próximos anos. O verdadeiro capital de uma cooperativa são os associados”, declarou.

Marcos Diaz, presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, abordou as necessidades de as cooperativas continuarem perenes em seus segmentos. Mostrou os números do cooperativismo no Estado, as capacitações que o Sescoop/RJ promove nos variados segmentos e a missão da instituição. “Temos um papel importante em difundir a cultura do cooperativismo com a inclusão financeira de todos. Isso porque as cooperativas estimulam o desenvolvimento regional sustentável, e a consolidação do segmento ocorre com crescimento orgânico”, destacou.

Luiz Antônio Ferreira de Araújo, presidente do Sicoob Central Rio, disse que cada cidadão do Rio de Janeiro precisa ter uma cooperativa ao seu alcance. “A parceria é fundamental para avançarmos no desenvolvimento do segmento no estado”, resumiu.

O gerente técnico do Banco Central do Brasil (Bacen), Alexandre Bastos, citou a importância da instituição de entender e acompanhar de perto o cooperativismo. “Este é um segmento que cresce a cada dia”, ressaltou.

Em seguida iniciaram as palestras. Janaina Salvio (foto acima), da Unicred Central, falou sobre vantagens competitivas e os diversos produtos que a cooperativa financeira possui.

Alexandre Bastos tratou da importância do cooperativismo de Crédito no âmbito do Sistema Financeiro Nacional. Vencer desafios é fundamental para o desenvolvimento de qualquer empresa, com constante aprimoramento técnico. “O segmento cooperativista também exerce papel significativo na inclusão financeira, mas o sistema, em geral, ainda é tímido em mostrar essa importância para a população”, disse.

Para tecer um comparativo e a dinâmica com o método Disney de encantamento de clientes, Alexandre Espíndola citou variados exemplos e um modelo único de mudança. “O que nos move para fazer o que fazemos? Porque fazemos o que fazemos? Como podemos melhorar o que fazemos? São assuntos que precisam ser pensados diariamente para implicar em mudanças construtivas”, questionou. O olhar diferenciado para servir e atender o cliente, gerar relacionamento e encantar. Ou seja, o tema central é a fidelização. Espíndola finalizou falando de valor agregado, atitude positiva e os impactos dessas ações na vida das pessoas.

Em seguida, a importância da cultura de segurança na atualidade foi tema da apresentação de Vinícius Barros. A excelência na atenção e a essência do encantamento foi como Peter Cooper finalizou as apresentações do evento.

Ao término do 3º Workshop foram entregues pela diretoria da Unicred Central RJ/MT, prêmios de Destaques Unicred no desenvolvimento do setor.

As diversas palestras e atividades tiveram o objetivo de compartilhar o conhecimento acerca dos princípios, produtos, serviços e demais conceitos relacionados às instituições financeiras cooperativas, no Brasil e no mundo. Além disso, foi fomentada a integração, o desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos com a instituição, bem como o fortalecimento e o crescimento nacional do Sistema Unicred e do cooperativismo.

Reportagem: Leonardo Poyart – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ