Sistema OCB/RJ promove Encontro de Intercooperação na região serrana

Sistema OCB/RJ promove Encontro de Intercooperação na região serrana

A intercooperação é um dos sete princípios do cooperativismo e no sábado, 26 de agosto, foi colocada em prática durante o 3º Encontro de Intercooperação das Cooperativas da Região Serrana. O evento, promovido pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ, e realizado na Escola Fribourg, em Nova Friburgo, reuniu mais de 30 dirigentes de cooperativas que discutiram as principais demandas para a região em 2018 e assistiram à palestra sobre liderança.

Entre as cooperativas que marcaram presença, estão a: Unimed Nova Friburgo, Unimed Petrópolis, Sicoob Fluminense, Cooperativa Agropecuária de Carmo, Cooperativa Agropecuária de Macuco, Cooperativa Agropecuária de Sapucaia, Cooptrabterej, Coopass, Colégio Euclides da Cunha, Escola Fribourg, Eiduc, Tupambaé e Sercoopban.

Representando o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, o vice-presidente da OCB/RJ, Jorge Meneses (foto abaixo), comemorou a excelente participação de cooperativas no Encontro. “O cooperativismo no Rio de Janeiro está se desenvolvendo através da intercooperação. Este evento foi importante, pois possibilitou às cooperativas a troca de experiências e o conhecimento de trabalhos que outras instituições cooperativistas promovem. Todos saem ganhando em eventos como esse”, disse Meneses.

E essa possibilidade de ganho compartilhado foi relatado pelos representantes das cooperativas. Gil Roberto Afonso, superintendente técnico do Sicoob Fluminense, disse que o segmento Crédito tem diversos serviços a serem oferecidos às outras instituições cooperativas.

“Somos uma cooperativa de livre admissão e já possuímos algumas cooperativas como nossas cooperadas. Além de elas, fugirem das altas taxas cobradas pelos bancos privados, recebem benefícios que somente uma cooperativa de crédito é capaz de oferecer”, falou Gil, anunciando que até o fim do ano serão abertas duas novas agências do Sicoob Fluminense em Nova Friburgo.

Maria do Carmo Sertã, mais conhecida como Carminha, presidente da Cooperativa Agropecuária de Carmo, também compareceu ao Encontro Regional. “As cooperativas agropecuárias possuem produtos de excelente qualidade e é importante que cooperativistas conheçam o que outras instituições produzem”, afirmou Carminha, que levou produtos da cooperativa para serem degustados pelos demais participantes do Encontro.

Anfitriã do evento, a diretora-presidente da Escola Fribourg. Esther Ferreira Araújo, contou como foi a trajetória da cooperativa até os dias atuais. “Sofremos muita perseguição de escolas que nos denunciavam, mas sempre tínhamos a comprovação de estarmos em dia. Chegar até aqui não foi fácil, mas batalhamos muito para conseguirmos crescer. Somos uma possibilidade de ensino de qualidade para os pais de jovens e adolescentes que não têm condições de pagar os altos preços cobrados pelas escolas friburguenses ou que não desejam matriculá-los em escolas públicas”, comentou.

Também compareceram ao encontro a Representante do Ramo Educacional junto ao Sistema OCB, no Rio de Janeiro, Adelina Di Mare, e o analista de monitoramento e representante do Escritório Regional do Cooperativismo/Serrana, Márcio Fernandes.

Outros temas

Os cooperativistas que participaram do Encontro de Intercooperação ainda assistiram à palestra sobre Cooperativismo e Liderança, ministrada por Andreia de Souza, além de uma abordagem sobre o Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas (PDGC).

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ