Futuro das cooperativas é debatido no Capacita Coop

Futuro das cooperativas é debatido no Capacita Coop

Promover o alinhamento em torno dos processos e projetos de suporte ao negócio cooperativo e apoiar as unidades estaduais no cumprimento de sua missão: contribuir com o alcance dos desafios do cooperativismo. Estes foram os objetivos do Capacita Coop, evento de qualificação e alinhamento estratégico realizado pelo Sescoop desde segunda-feira e que terminou hoje (25/8).

O evento ocorreu em Brasília e contou com a participação de representantes de todas as unidades estaduais do Sistema OCB. O tema que norteou as ações deste ano foi O desafio do cooperativismo na jornada do futuro.

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, durante seu pronunciamento de abertura, disse que ser cooperativista é acreditar que só é possível ter um mundo justo e equilibrado quando o desenvolvimento econômico e o social andam de mãos dadas.

Para ele, “mais do que acreditar nisso, ser cooperativista é trabalhar por isso, de forma transparente, austera, proativa e com o apoio das unidades estaduais, reforçando o compromisso com os quase 13 milhões de cooperados brasileiros”, enfatiza.

Ao longo de toda a semana, os participantes foram divididos em grupos e trataram de processos como: assessoria jurídico, comunicação, contabilidade e finanças, licitação e compras e, ainda, tecnologia da informação. Pelo Sistema OCB/RJ compareceram o gerente de operações, Sérgio Gran, os analistas de comunicação (Bruno Oliveira), jurídico (José Manuel Blanco) e de tecnologia da informação (Marcelo Silva), além dos coordenadores de compras (Ricardo Ferreira) e financeiro (Denise Souza).

Clique aqui e veja a galeria de fotos

Destaques

Logo depois da abertura do evento, os participantes assistiram a duas palestras. A primeira foi ministrada pela gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta, que apresentou os números, conquistas, a composição e atuação das três instituições do sistema: OCB, Sescoop e CNCoop.

Na sequência, José Luiz Tejon, publicitário, jornalista, professor e coordenador acadêmico discorreu sobre a consciência do cooperativo para um mundo em transformação. Segundo ele, o cooperativismo é a melhor forma de orquestrar e gerir ações de cooperação, em prol da evolução da sociedade humana. Tejon ministrou, ainda, o workshop: Comunicação: para onde vamos e como vamos fazer.

Fonte: Somos Cooperativismo

Fotos: Iago Carvalho