Cooperativismo na cerimônia de posse da Comissão Especial de Acidentes de Trabalho da OAB/RJ

Cooperativismo na cerimônia de posse da Comissão Especial de Acidentes de Trabalho da OAB/RJ

Dados da Previdência Social mostram que, entre 2013 e 2015, o número de acidentes de trabalho no País passou de quase 725 mil casos para 612 mil ocorrências, uma queda de 14%. Além disso, aproximadamente 240 mil trabalhadores estão afastados do trabalho e recebem o auxílio-doença. Os números são alarmantes e o Rio de Janeiro será a primeira seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a contar com uma Comissão Especial de Acidentes de Trabalho (CEACT).

A cerimônia de posse do grupo aconteceu no dia 23 de agosto, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Rio de Janeiro (OAB/RJ). O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, e o vice-presidente da OCB/RJ, Jorge Meneses, prestigiaram o evento.

Presidida pelo advogado Dr. Eduardo Carrero e por Derval de Oliveira – que também é presidente da cooperativa Coopeventos -, o grupo pretende atuar em algumas frentes de trabalho, que inclui a análise jurídica de projetos de lei referentes a acidentes de trabalho, proposições de medidas junto a empresas, incluindo soluções do aspecto previdenciário e trabalhista.

Dr. Eduardo afirmou que a ideia é trabalhar para representar a Ordem junto à sociedade, em entidades tanto laborais quanto patronais. O presidente da Comissão explica que há um esforço mundial em reduzir as taxas de acidentes do trabalho e que essa é uma preocupação que também existe no Brasil. Segundo ele, é preciso falar tanto sobre a prevenção quanto sobre o que deve ser feito após os acidentes.

“Pretendemos fazer proposições e análises de projetos de lei junto a outras comissões que já tratam do tema em outras seccionais. Iremos também fazer uma cartilha para dar conhecimento às empresas e aos trabalhadores da importância da prevenção e explicar quais são os direitos dos trabalhadores em caso de acidentes de trabalho”, explicou Carrero.

Participaram da solenidade o Superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Helton Yomura, o Secretário Estadual de Trabalho e Emprego, Milton Hattes, e o presidente da OAB/Barra, Cláudio Carneiro.

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ