Iniciado MBA Executivo em Administração: Cooperativas Financeiras

Iniciado MBA Executivo em Administração: Cooperativas Financeiras

Aprender para crescer. Fortalecer o movimento cooperativista por meio da capacitação de pessoas que dele fazem parte. Através destas premissas da Formação Profissional, o Sescoop-RJ está investindo na qualificação de gestores da área financeira e colaboradores do Sicoob Central Rio, do Sicredi Rio e da Unicred Central RJ/MT com o MBA Executivo em Administração: Cooperativas Financeiras, cuja aula inaugural ocorreu nesta sexta (18/08) no auditório do Coomperj, no Centro do Rio. A capacitação, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), através do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE), terá carga horária de 432 horas-aula.

Ao todo, os 42 participantes poderão ampliar os conhecimentos nas modernas práticas de administração de negócios aplicadas às cooperativas, contribuindo para o seu melhor desempenho pessoal, organizacional, social, econômico e financeiro voltado à obtenção dos resultados. Além disso, serão treinados para desenvolverem competências e habilidades para que a cooperativa possa atuar como planejadora financeira de seus cooperados.

Dentre as disciplinas estão: Administração de cooperativas; direito das sociedades das cooperativas; Governança Corporativa, Liderança e Coaching, Comunicação e  Negociação, Empreendedorismo, Gestão Comercial, Financeira, de Crédito e Cobrança e Risco Operacional.

Presente à abertura, o vice-presidente da OCB/RJ, Jorge Meneses, representando o presidente Marcos Diaz, usou a palavra investimento para mostrar o quanto o Sescoop-RJ confia em um resultado positivo que virá deste MBA:

“É a função do Sescoop-RJ trabalhar a profissionalização da gestão. Tenho certeza de que o resultado que vocês darão às centrais e ao cooperativismo vai superar todas as expectativas. Isso fortalece ainda mais o nosso segmento”.

O superintendente do Sescoop-RJ, Daniel Granuzzo, destacou o bom momento do cooperativismo de crédito e acredita que este ramo vai impulsionar o crescimento dos demais.

“Antes de investir, o Sescoop-RJ estuda, analisa e faz projeções. Vemos o ramo crédito do nosso estado com um grande potencial para ser o carro-chefe do cooperativismo, trazendo consigo os demais segmentos”, explicou.

Para o conselheiro do Sescoop-RJ, Antônio César do Amaral, o cooperativismo é “ um instrumento da sociedade e promove a inclusão social e econômica, trabalhando para as pessoas.

De acordo com o presidente do Sicoob Central Rio, Luiz Antônio Araújo, a realização do MBA ratifica os esforços na busca de capacitação, em nível de excelência, dos executivos das cooperativas financeiras do Rio de Janeiro e promove a intercooperação.

“A realização conjunta dos três sistemas cooperativos que operam em nosso estado, reforça e consolida o regime de parceria que vem sendo implantado, na efetiva prática do princípio de intercooperação, visando ao desenvolvimento do cooperativismo financeiro  no Estado do Rio de Janeiro.”, destacou.

Visão Estratégica

A planejadora financeira e Coordenadora Acadêmica do MBA, Myrian Lund, falou em novo ciclo e destacou que o intuito é fazer os alunos terem uma visão estratégia dos negócios das cooperativas:

“ O que buscaremos neste MBA é o desenvolvimento e o crescimento profissional de todos vocês. Inovação é a palavra correta. O mercado está cada vez mais competitivo. Vemos transformações em diversos segmentos e no sistema financeiro não é diferente. Se não formos pró-ativos, ficaremos para trás”, disse Lund que não fugiu da essência cooperativista: “Todo esse conhecimento que vocês irão adquirir, é para fazer diferente pelos seus cooperados. O foco também é nas pessoas”, resumiu.

 

 Reportagem: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sescoop-RJ