Agrônomos participam de formação apoiada pelo Sistema OCB/RJ

Agrônomos participam de formação apoiada pelo Sistema OCB/RJ

Engenheiros agrônomos iniciaram no dia 18 de agosto o Curso de Crédito Rural. A formação é promovida pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro (AEARJ) e conta com o apoio do Sistema OCB/Sescoop-RJ.

Após o dia 18 de agosto, a capacitação terá continuidade nos dias 19, 25 e  26 deste mês. Neste primeiro dia foram abordados temas, com a legislação do crédito rural e da agricultura familiar, a estrutura operativa e indicadores. Lecionado pelo engenheiro agrônomo, Luciano Gonçalves, e pela gestora de negócios, Célia Alves Ferreira, o curso é dividido em dois módulos. O primeiro visa oferecer aos participantes um treinamento de qualidade e  atual sobre os aspectos legais, técnicos e operacionais que englobam o Sistema Nacional do Crédito Rural (SNCR), buscando trabalhar conceitos e desenvolver conhecimentos fundamentais no processo de consultoria e apoio ao produtor rural. Já o segundo módulo tem como proposta trabalhar o diagnóstico da unidade de produção (cadastro, levantamento patrimonial e aspectos técnicos da avaliação do imóvel rural) e a identificação das necessidades e carências do produtor rural, que serão exercitadas via elaboração de propostas simplificadas e custeio de investimento.

O diretor da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro (AEARJ), Gilberto Figueiredo, acredita que a formação é uma maneira de promover a conscientização dos profissionais para o empreendedorismo. “O crédito rural é uma forma de promover essa questão das consultorias junto aos produtores rurais. Por isso, promovemos esse curso”, falou.

A expectativa dos profissionais que estão participando curso é a melhor possível. O agrônomo Daniel Magalhães está fora do mercado de trabalho e acredita que a formação será importante. “Apesar de minha atual situação, acho importante estar se aperfeiçoando continuamente e saber o que acontece em nosso mercado”, disse. Outro profissional que participa da capacitação é o também engenheiro agrônomo, Rodrigo Sampaio. “Faço consultoria para diversos produtores rurais em Casimiro de Abreu e acho fundamental se aprofundar nessa área”, finalizou.

Presente à abertura, o presidente do Sicoob Fluminense e representante do ramo crédito no estado do Rio de Janeiro, Neilton Ribeiro, falou sobre as atividades da cooperativa e da importância do crédito rural, como agente de desenvolvimento econômico e social.

O Sistema OCB/Sescoop-RJ esteve representado pelo assessor da presidência da OCB/RJ, Carlos Piragibe.

Termo de Cooperação Técnica

O curso de Crédito Rural é uma das ações do Termo de Cooperação Técnica assinado entre a OCB/RJ e AEARJ, para criação de cursos, simpósios e congressos para promover a cultura do cooperativismo – como alternativa de fomento ao trabalho e à economia –  e a atualização profissional dos engenheiros agrônomos.

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ