Sescoop-RJ capacita multiplicadores em finanças pessoais

Sescoop-RJ capacita multiplicadores em finanças pessoais

O Sescoop-RJ, em parceria com o Sescoop Nacional e o Banco Central, finalizou no último dia 14 de julho, no auditório do Sicoob Coomperj, o Curso Gestão de Finanças Pessoais. Ao todo foram capacitados 17 profissionais de diversos segmentos.

O objetivo foi formar facilitadores para ministrar o curso presencial de 20 horas de Gestão de Finanças Pessoais, além de outras ações de educação financeira, como oficinas e palestras ligadas ao tema.

No encerramento, o coordenador de Formação Profissional do Sescoop-RJ, Valdinei Calixto, destacou que a capacitação foi construída no tripé Governança, Cooperação e  Felicidade:

“Esta é a tríade para se conseguir resultados. Isso é o que o cooperativismo prega”, disse Calixto.

Jane Nuñez, técnica de Formação Profissional do Sescoop-RJ, e que foi responsável pela organização do curso, não poupou elogios aos alunos e instrutores:

“Preparar um curso para profissionais altamente qualificados requer um enorme esforço. Tenho a certeza de que vocês saem daqui com uma grande bagagem”, disse Jane.

Presente à cerimônia, o vice-presidente da OCB/RJ, Jorge Meneses, representando o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, ressaltou que “é importante formar multiplicadores sobre a nossa relação com o dinheiro, consumo planejado e eficiente, poupança e investimento, entre outros”.

Depoimentos

Oswaldo Melo é economista. Ele participou das 40 horas de capacitação.

“O conteúdo foi objetivo, de fácil entendimento e nos proporcionou novos conhecimentos”.

José Carlos Almeida está aposentado há 10 anos. Formado em administração, ele viu nesta capacitação a chance de um recomeço:

“Estou há 10 anos afastado. Vir às aulas é algo especial. Você se sente útil novamente. Espero terá  chance de repassar os conhecimentos adquiridos”.

A diretora do Sicoob Central Rio, Nábia Jorge, também acompanhou o curso atentamente. Ela viu semelhanças entre o conteúdo e as ideias que tem para o Instituto Sicoob.

“ O Instituto Sicoob trabalha para difundir a cultura cooperativista e contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades. E o Curso de Gestão de Finanças Pessoais retrata muito bem este universo”, explicou Nábia.

 

Reportagem: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sistema OCB/RJ