Reunião preparatória para o Fórum Nacional

Reunião preparatória para o Fórum Nacional

A Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) promove no mês de agosto, em São Paulo, o Fórum Nacional das Cooperativas não-filiadas às Centrais e de Capital e Empréstimo. E com o intuito de levar para a discussão temas referentes ao Rio de Janeiro, o Sistema OCB/RJ reuniu no dia 19 de julho, em seu auditório, cooperativas do segmento para o Fórum Integrativo das Cooperativas de Crédito.

O Fórum Nacional visa a estimular a evolução sustentável das cooperativas de Capital e Empréstimo, promovendo o fortalecimento do segmento tendo em vista os desafios a serem enfrentados, além de contribuir para a eficiência operacional, consolidando sua atuação junto ao Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).

Além de definirem temas inerentes à realidade do Rio de Janeiro a serem levados para o Fórum Nacional, o encontro também serviu para a troca de vivências e o alinhamento de entendimento em alguns pontos, como a alteração da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a resolução nº 4.588, do Banco Central do Brasil (Bacen), que dispõe sobre a auditoria interna nas cooperativas, a política de sucessão dos administradores, entre outras questões.

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, participou do Fórum e afirmou que os temas discutidos são determinantes para o desenvolvimento das cooperativas. “Precisamos avançar em diversos pontos, como na política de sucessão, que é algo imprescindível em qualquer instituição. O cooperativismo de crédito tem uma importância muito grande para a economia e não podemos deixar isso acabar”, comentou.

O vice-presidente da OCB/RJ, Jorge Meneses, que também é presidente da Federação Nacional das Cooperativas de Crédito Urbano (Fenacred), falou que um encontro com apenas as cooperativas não-filiadas às Centrais e de Capital e Empréstimo era necessário. “A nossa realidade é diferente da encontrada nas Centrais. Temos as nossas potencialidades, mas dificuldades. No encontro, pudemos definir os nossos anseios, pois precisamos avançar em ações que promovam o desenvolvimento das cooperativas de capital e empréstimo”, frisou.

Participaram do encontro representantes das cooperativas: Coopjolimode, Cooperfarquim, Coopbayer, Procred, Coopuerj, Coopfabrimar, Coopesa, Coopmauá, Coopcredtransrio, Coosuff Servidores, Coopserj, Coopfispro, Coocirb, Coopbraun, Credicerj, Coopcredensino, Coesa, Coopcomlurb, Coofe, Coopuc e representantes da Fenacred.

Alguns falaram da importância do encontro, como Walter Alves, dirigente da Cooperfispro. “Louvo a iniciativa da Fenacred e do Sistema OCB/Sescoop-RJ para a realização deste encontro, pois necessitamos trabalhar cada vez mais unidos em prol da defesa das cooperativas solteiras”, explicou.

Outro representante que esteve no encontro foi Cristiana Aparecida, Procred, de Três Rios. “Estando aqui, percebi que a realidade da cooperativa não é diferente das demais. Encontros desse tipo são essenciais, já que nos possibilita a troca de experiências e o alinhamento em assuntos imprescindíveis em nosso cotidiano”, finalizou.

Dentro dos próximos dias, os dirigentes serão informados sobre os procedimentos para a ida ao Fórum Nacional.

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ