Workshop sobre PDGS debate melhoria da gestão e compartilhamento de boas práticas

Workshop sobre PDGS debate melhoria da gestão e compartilhamento de boas práticas

Colaboradores do Sistema OCB/Sescoop-RJ e do Sistema OCB/Sescoop-ES participaram, nos dias 17 e 18 de julho, do Workshop de Autoavaliação Assistida – Modelo de Excelência de Gestão. A capacitação foi a terceira etapa do processo de implantação do Programa de Desenvolvimento da Gestão do Sistema OCB (PDGS) e teve como objetivo preparar a equipe interna de multiplicadores das duas Unidades Estaduais para correta compreensão dos fatores de avaliação, visando ao preenchimento das fichas de práticas e de resultados.

O encontro foi ministrado pelo Especialista da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Vitor Hofmann. Ao longo dos dois dias de formação, foram apresentados pontos importantes com foco nos resultados da organização, tendo como referência o Modelo de Excelência da Gestão.

“A autoavaliação assistida tem como premissa disseminar os conceitos fundamentais e essenciais à obtenção da excelência no desempenho, conduzindo, assim, um processo integrado de capacitação de multiplicadores. Para o Sistema OCB e suas unidades estaduais, a avaliação é uma etapa de um programa maior, que é o Programa de Desenvolvimento da Gestão do Sistema OCB (PDGS), que promove a qualidade da gestão e um nível de excelência muito maior”, afirmou.

Com pontos teóricos e práticos, Hofmann mostrou como as fichas de avaliação devem ser preenchidas e suas etapas, como o levantamento de práticas e reunião de acompanhamento, planejamento para as entrevistas, visita de avaliação e, por fim, apresentação dos resultados. O produto final dará subsídios para o Plano de Melhoria de Gestão das Unidades Estaduais, o Planejamento Estratégico da instituição e a revisão dos modelos de negócio.

Tudo foi acompanhado pela Analista de controladoria do Sistema OCB, Luciana Peres, que ratificou a importância de se autoavaliar. “O Sistema OCB vem tendo ao longo dos últimos essa visão de promover a melhoria da gestão. O PDGS vem para confirmar essa tendência de uma excelência na gestão”, comentou.

O gerente de operações do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Sérgio Gran, disse que a melhoria da gestão é algo que já vem sendo trabalhado internamente e que o curso veio para dar impulso a esse trabalho. “A nossa missão não é nada simples. É um processo bastante trabalhoso, com prazos estipulados. No entanto, sabemos que o esforço é para algo melhor, com vistas a oferecer um melhor serviço para as cooperativas”, disse.

O gerente de desenvolvimento cooperativista do Sistema OCB/Sescoop-ES, Rayner da Silva Santos, o workshop foi bastante proveitoso. “Tivemos uma ideia do que precisamos praticar dentro da nossa instituição. Saímos daqui mais capacitados”, falou.

Os colaboradores já foram divididos em duplas para a confecção das avaliações. O prazo final para a entrega das fichas é o mês de agosto. Em seguida, novas etapas acontecerão.

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ