Iniciada primeira Oficina sobre Sipaf e Programa Milho no Balcão

Iniciada primeira Oficina sobre Sipaf e Programa Milho no Balcão

O Sistema OCB/Sescoop-RJ foi uma das instituições que promoveram no dia 6 de julho, em Nova Friburgo, a primeira Oficina sobre o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) e o Programa Milho no Balcão. A capacitação teve também como realizadores a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), por intermédio da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Rio de Janeiro (DFDA-RJ) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O Sindicato Rural de Friburgo  e a Cooperativa CRL MULHER atuaram como apoiadores.

No total, 18 agricultores, entre cooperados da CRL MULHER e representantes de associações e sindicatos de produtores rurais locais prestigiaram o evento.
Durante a Oficina, a Delegada Substituta da SEAD/DFDA-RJ, Alice Melo,  descreveu  os procedimentos para a obtenção do Sipaf  por Pessoas Física e Jurídica,  e explicou os benefícios que o agricultor familiar pode obter ao associar seu produto ao conceito que a marca do Sipaf  representa.  
“Este selo é um sinal/símbolo identificador de produtos cujo objetivo é fortalecer a identidade social da agricultura familiar perante os consumidores, além de informar e divulgar a presença significativa da agricultura familiar nos produtos” explicou Alice Melo.
O Técnico da CONAB, Gustavo Areal,  falou sobre o Programa Milho no Balcão, apresentando e detalhando a adesão ao programa que  permitirá  que pequenos criadores tenham acesso às vendas diretas  de milho em preços compatíveis com o mercado atacadista local.
O Programa Milho no Balcão tem como objetivo permitir que pequenos criadores tenham acesso aos estoques oficiais do governo federal em igualdade de condições com os médios e grandes produtores, através de vendas diretas de milho em preços compatíveis com o mercado atacadista local”, disse Gustavo.
 
Assessora da presidência do Sistema OCB/RJ, Sabrina Oliveira destacou que o intuito da Oficina é também estimular a participação e a inserção de cooperativas  do ramo agropecuário e seus cooperados  em programas de políticas públicas.
 
“Esta capacitação busca dar maior visibilidade aos produtos oriundos das cooperativas de agricultores familiares, além de ser uma oportunidade de orientá-las sobre gestão estratégica;  padronização de processos;  aperfeiçoamento da gestão e governança cooperativista”, disse Sabrina.
 
Responsável pelo apoio federal à agricultura familiar fluminense, a Delegada Federal do Desenvolvimento Agrário, Danielle Barros, acredita que o número de produtos com identificação da agricultura familiar irá crescer no Rio de Janeiro, em consequência da realização das oficinas que estão sendo realizadas através dessa parceria .
Agenda

A Oficina  sobre  Sipaf e  Programa Milho no Balcão  também será realizada em outras regiões do estado. 

Os municípios de Mangaratiba  e Barra Mansa serão os próximos locais da capacitação, cujos parceiros serão a Secretaria de Agricultura e Pesca de Mangaratiba e o  Sindicato Rural de Barra Mansa, respectivamente.

Mangaratiba – dia 11 de julho de 2017 as 9:00 h no Horto Municipal de Mangaratiba – Estrada São João Marcos, S/N, Acampamento;
Barra Mansa – dia 18 de julho de 2017 as 14:00 h , no Sindicato Rural de Barra Mansa – Rua Maria Luiza Gonzaga, 217

Reportagem: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sistema OCB/RJ