Colaboradores do Sescoop/RJ vivenciam experiência do PDGC aplicado em Minas Gerais

Colaboradores do Sescoop/RJ vivenciam experiência do PDGC aplicado em Minas Gerais

Troca de experiências. Este foi o objetivo do Workshop sobre o Programa de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas (PDGC), realizado no auditório do Sistema OCB/Sescoop-RJ no dia 4 de julho. Ministrado pela gerente de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas da Ocemg, Vitória Resende Drumond, o encontro contou com a participação de colaboradores do Sescoop/RJ de áreas finalísticas, como formação profissional, promoção social, e monitoramento de cooperativas.

Durante o encontro, a palestrante abordou temas inerentes à temática, como as formas que fizeram o PDGC ser um dos programas para o desenvolvimento do cooperativismo no estado de Minas Gerais.

O superintendente do Sescoop-RJ, Daniel Granuzzo, representando o presidente Marcos Diaz, destacou a troca de experiências entre as Unidades: “É importante conhecer outras realidades e o exemplo de Minas Gerais precisa ser apresentado aos colaboradores. O PDGC é o caminho para o cooperativismo alcançar melhores resultados e Minas Gerais é o modelo a ser vislumbrado”, afirmou.

Vitória Drumond contou que a Ocemg trabalha com o PDGC junto às cooperativas desde 2014: “A cada ano o trabalho se intensifica. E temos melhorado nosso alcance junto às cooperativas e elas já conseguem entender a importância deste programa para a profissionalização de suas gestões.”

A gerente também destacou que o Programa é um trabalho que envolve além do Monitoramento, os setores de Capacitação, Promoção e Comunicação:  “Só conseguimos avançar com a união de todos os departamentos. O PDGC não é um programa apenas do monitoramento. É uma iniciativa de todos os setores, pois se ganha mais agilidade e a instituição obtém um grande salto na qualidade dos resultados”, falou.

Vitória ainda citou algumas estratégias para mobilizar as cooperativas, como um livro elaborado pela Ocemg que retrata os cases de sucesso das cooperativas que ingressaram no Programa: “Os exemplos são importantes para mostrarmos que o PDGC faz a diferença para as cooperativas”, destacou. “ Sempre no início de cada ciclo, fazemos um evento de apresentação”, ressaltou.

Ainda durante o encontro, colaboradores do Sescoop/RJ apresentaram as particularidades do cooperativismo fluminense e suas vivências durante as visitas às cooperativas do estado.

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ