Dia C na Região Serrana mostra valores do cooperativismo à sociedade

Dia C na Região Serrana mostra valores do cooperativismo à sociedade

Solidariedade, responsabilidade e igualdade. Os valores cooperativistas estiveram presentes na Celebração do Dia C nos municípios de Nova Friburgo e Bom Jardim, na Região Serrana, no dia 1º de julho. Atividades e serviços como: recreação infantil com contação de histórias, roda de capoeira, orientações sobre a saúde da mulher e diabetes, aferição de pressão e glicose e assessoria jurídica chamaram a atenção do público.

Em Nova Friburgo, a iniciativa foi promovida na Praça Demerval Barbosa Moreira, no Centro da cidade, pela Cooperativa Educacional Escola Fribourg. Diversas cooperativas participaram como: Unimed Nova Friburgo, Capsul, CRL Mulher, Cooptraptererj, Coopcoterio, Coopbanf, Uniodonto Friburgo, Sercoopban e Unicoop/NF.

No lado social, foram realizadas as campanhas “Leite também aquece” e “1,2 feijão com arroz 3,4 amor no prato”, que buscavam a arrecadação de alimentos para instituições de caridade. Nessa iniciativa, a Cooperativa Agropecuária de Sumidouro doou mais de quatro toneladas de legumes.

Esther Araujo, conselheira presidente da Escola Fribourg, destacou que o Dia C é a oportunidade de mostrar o quanto as cooperativas podem fazer a diferença na sociedade: “O Dia C sempre nos traz bons resultados, a cada ano contamos com a participação de mais voluntários e colaboradores. Nossa campanhas já são conhecidas e aguardadas pela comunidade”, conta.

O vice-presidente da OCB/RJ, Jorge Meneses, foi um dos que puderam ver de perto o quanto o Dia C é capaz de transformar vidas; “Percebi aqui em Nova Friburgo uma energia muito positiva, tanto dos voluntários quanto do público. É gratificante saber que o cooperativismo é capaz de mudar para melhor a vida de muitas pessoas. O Sistema OCB/RJ tem esse pensamento e por isso investe em ações de responsabilidade socioambiental”, disse Meneses.

Bom Jardim

Na cidade, o evento foi feito pela Cooperativa Educacional Espaço Integrado de Educação e Cultura (Eiduc), na Praça da Matriz. As atividades estiveram ligadas ao projeto “Cultura na Praça”, que tem o objetivo de despertar, incentivar e promover a cultura no âmbito escolar, estendendo-se à comunidade, divulgando e fortalecendo o trabalho da escola e o papel do cooperativismo.

Além das atividades culturais e oficinas e leitura e artes, foram realizadas ações sociais e de cidadania, como arrecadação de alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal, que serão doados às instituições do município.

Segundo Valéria Cerqueira, presidente da Eiduc, a ideia foi divulgar a importância social do movimento cooperativista e promover a intercooperação. “O objetivo maior foi despertar a consciência cidadã nos alunos, proporcionando oportunidade para que possam praticar o trabalho voluntário e desenvolver o espírito crítico e cooperativo”, comentou Valéria.

Presente à celebração, o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, destacou que o Dia C, por ser um projeto contínuo, promove uma verdadeira transformação social nas comunidades:

“A cada ação as melhorias são expressivas no cuidado à saúde, à educação, ao meio ambiente e diversos outros aspectos E o mais importante é que as atividades são realizadas de acordo com as necessidades específicas de cada localidade”, elogiou Vinícius.

Confira as fotos:

Reportagem Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ