Workshop debate gestão e governança nas cooperativas

Workshop debate gestão e governança nas cooperativas

Cooperativas do ramo Trabalho do Rio de Janeiro e de outros estados participaram, no dia 28 de junho, do Workshop “Governança, Gestão de Riscos e Compliance nas Cooperativas: Prevenção de Acidentes de Trabalho nas atividades do trabalho”. O evento aconteceu no Hotel Vila Galé, na Lapa, e foi organizada pela Coopeventos, com o patrocínio do Sistema OCB/Sescoop-RJ.

A abertura contou com as presenças do vice-presidente da OCB/RJ, Jorge Meneses, que representou o presidente Marcos Diaz, do Superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro, Helton Yomura e do presidente da Coopeventos, Derval Oliveira.

Em sua fala, Jorge Meneses apontou que a proximidade entre cooperativas do ramo trabalho e o Ministério do Trabalho tem sido fundamental para mudar o estigma de que o segmento possuía junto aos órgãos fiscalizadores. “O ramo Trabalho possui inúmeras barreiras, mas temos avançado bastante nos últimos anos. A realidade das cooperativas tem mudado e elas vêm ganhando força e respeito. Um dos resultados dessa proximidade é a realização deste encontro, que tem a participação de cooperativas e representantes do Ministério”, falou.

O Superintendente Helton Yomura também citou a proximidade entre os dois atores para a mudança de estigma que as cooperativas tinham. “Hoje, estamos abertos a conversas e solícitos para dúvidas, pois vemos um segmento sólido, confiável e, principalmente, que está agindo dentro das normas trabalhistas. Que novos encontros venham a acontecer”, afirmou.

Presidente da Coopeventos, Derval Oliveira afirmou que ficou contente com o resultado. “Tivemos uma participação maciça das cooperativas,. É sinal de que esta discussão é importante e uma necessidade para os dirigentes de instituições do segmento”, disse.

 

Temáticas

Diversos temas foram abordados no encontro, como Compliance, Gestão em Saúde e Segurança no Trabalho, Gestão de Pessoas, Gestão de Riscos no Trabalho, o Núcleo de Análise de Acidentes de Trabalho (NAAT), da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, entre outros.

Compliance foi um dos que mais chamou a atenção do público. Nele, o auditor líder de compliance em anticorrupção e antissuborno, Cláudio Carneiro, explicou que o tema, atualmente, faz parte da competitividade do mercado. “Ele visa a evitar os riscos decorrentes de condutas pessoais ou organizacionais consideradas ilícitas ou incoerentes com os princípios, missões, visão ou objetivos de uma empresa”, contou.

Outro assunto discutido foi a Gestão em Saúde e Segurança no Trabalho, ministrado por Narciso Guedes, auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego e médico do trabalho. Ele comentou que é necessário conhecer as pessoas que estão participando dos projetos. “As instituições precisam pensar nas relações interpessoais de cada indivíduo e conhecer os hábitos que aquela pessoa possui. É imprescindível que saibamos como é cada profissional”, argumentou.

O evento ainda contou palestras do médico-perito da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Claude Chambriard, da auditora do Ministério do Trabalho e Emprego, Gisele Guimarães, e do presidente da Coopeventos, Derval Oliveira.

Pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ, acompanharam o evento os diretores da OCB/RJ, Ildecir Sias e Vinícius Mesquita, o conselheiro do Sescoop/RJ, Antônio Cesar do Amaral, a coordenadora de Promoção Social do Sescoop/RJ, Cristiane Quaresma, a representante do ramo Educacional junto ao Sistema OCB, Adelina Di Mare, e colaboradores da instituição.

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ