Cooperativismo no Simpósio Compras de Alimentos da Agricultura Familiar

Cooperativismo no Simpósio Compras de Alimentos da Agricultura Familiar

Para incentivar as compras e aproximar agricultores dos órgãos públicos, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) promoveu no dia 28 de junho o Simpósio Compras de Alimentos da Agricultura Familiar. O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, participou do evento, realizado no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha.

O simpósio reuniu cooperativas e organizações da agricultura familiar do Rio de Janeiro e de outros Estados, além de representantes do Ministério da Defesa, Ministério da Educação, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário do Rio de Janeiro (DFDA/RJ).

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, foi um dos convidados e ressaltou que as cooperativas promovem a qualidade e igualdade na distribuição de renda. “Nosso estado possui uma diversidade na oferta de produtos da agricultura familiar. Esse simpósio abre portas para cooperativas e associações e, também, apresenta possibilidade de novos negócios”, disse. No país, a OCB participa com mais de 400 cooperativas na agricultura familiar.

Para o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Caio Rocha, “o encontro movimentou esse mercado que ainda não está sendo explorado no Rio de Janeiro e no Sudeste do país. Estamos trabalhando para movimentar os pequenos empreendimentos agrícolas, como cooperativas e associações”. São três mil produtos da agricultura familiar no Rio de Janeiro. “É uma grande oferta para a administração pública”, acrescentou.

No encontro, técnicos e servidores das áreas de compras foram orientados sobre a preparação das chamadas públicas para o atendimento das demandas de alimentos dos órgãos públicos. Além disso, agricultores familiares fizeram uma exposição com seus produtos.

Quem também está confiante é a diretora da Unacoop e cooperada da Cooperativa de Produtores Rurais de Paraty, Elaine Magali Alves. “Somos 47 cooperados e já ofertamos bananada natural sem açúcar e banana passa na merenda escolar de Paraty (cidade no Sul fluminense). Antigamente não havia uma organização e hoje somente a Unacoop possui 500 associados, que possuem apoio e articulação para a comercialização dos produtos”, disse.

Na compra institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo MDS, os agricultores familiares conseguem comercializar, de forma simplificada, seus produtos. O modelo fortalece a agricultura familiar e promove o acesso da população à alimentação de qualidade. “Para os órgãos, é a oportunidade de receber produtos típicos da região, frescos e diversificados, colaborando com o desenvolvimento local”, acrescentou o ministro Osmar Terra.

Um bom exemplo é a Marinha que, no Rio de Janeiro, possui 75 mil homens e pela primeira vez realizará uma chamada pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar e já empenhou R$ 5,8 milhões.

Reportagem: Leo Poyart – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ