Instituto Sicoob inicia programa de cooperação para professores no Estado do Rio

Instituto Sicoob inicia programa de cooperação para professores no Estado do Rio

O Instituto Sicoob, em parceria com o Sistema OCB/Sescoop-RJ e o Sicoob Central Rio, iniciou o Programa Cooperjovem, no estado do Rio de Janeiro. O objetivo da iniciativa é disseminar a cultura da cooperação incentivando o desenvolvimento de projetos educacionais cooperativos em escolas públicas do interior do estado.

Além do intercâmbio entre escolas e cooperativas, o programa também desenvolve projetos educacionais cooperativos na forma participativa, entre cooperativas, secretarias de educação e escolas, assim como viabiliza a transformação social e o desenvolvimento humano”, explica a responsável pelas ações no Rio de Janeiro do Instituto Sicoob, Silvana Lemos.

O Programa Cooperjovem está sendo implementado em 5 municípios: Mendes, Vassouras, Maricá, Bom Jesus do Itabapoana e Campos.

Primeiro município a aderir ao projeto, a cidade de Mendes, localizada no Centro-Sul Fluminense, conta com a participação de 27 professores da rede municipal que foram sensibilizados com jogos cooperativos. O grupo foi levado a refletir sobre individualismo e cooperativismo através de exercícios corporais. As dinâmicas também provocaram um debate entre os professores sobre autoridade e autoritarismo.

Nos próximos dois anos, o Cooperjovem dará continuidade com educação continuada dos professores, promovendo oficinas e palestras sobre temas pertinentes ao programa. Em outubro deste ano, será realizado o primeiro encontro dos professores do programa no Rio de Janeiro.

Cooperjovem

O programa Cooperjovem é desenvolvido pela OCB em nível nacional e executado pelas organizações estaduais em parceria com as cooperativas associadas. Trata-se de uma proposta educacional, baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e práticas que embasam a doutrina do cooperativismo. Ao estabelecer um diálogo entre educador, educando e comunidade, o Cooperjovem facilita a integração entre todos os envolvidos, promovendo o real desenvolvimento das comunidades.

 

Fonte: Jornal O Debate