Parceria pretende difundir cooperativismo na Baixada Fluminense

Parceria pretende difundir cooperativismo na Baixada Fluminense

O Sistema OCB/Sescoop-RJ e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), dentro das próximas semanas, assinarão um Termo de Cooperação Técnica (TCT). O anúncio foi feito pelo reitor da Universidade, Ricardo Berbara, após reunião entre os representantes das duas instituições – entre eles, o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz -, realizado em 14de junho, no Campus Seropédica da UFRRJ.

Estão entre os objetivos da nova parceria, o apoio à ação cooperativa promovida pelo Sistema OCB/RJ; a constituição de um núcleo de cooperativismo na UFRRJ; e a captação de recursos financeiros visando apoiar e desenvolver projetos de extensão.

De acordo com o reitor, a formalização desse Termo de Cooperação é a oportunidade para que aconteça um aprimoramento na qualificação dos alunos e a aproximação da graduação à realidade que cerca a instituição acadêmica.

“A atual gestão está há três meses na reitoria da Universidade. Nesse tempo, fizemos um mapeamento em nossa área, que ocupa um total de 4 mil hectares. Em parte desse espaço, queremos colocar cooperativas e associações de agricultura familiar localizadas na Baixada Fluminense. O material produzido, por exemplo, pode ser comprado pela própria UFRRJ, já que diariamente servimos mais de 6 mil refeições aos nossos alunos”, disse Berbara.

Presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz explicou ao reitor e à sua equipe diretiva, além de membros de empresas júnior, também presentes ao encontro, o que era o cooperativismo, como é a sua forma de gestão e seus ramos. Ele disse que a agricultura familiar é um dos focos da instituição.

“O foco inicial é a profissionalização dos agricultores, para que ele se compreenda como um agricultor familiar. Posteriormente, faremos um trabalho mais focado sobre como é estar em uma cooperativa, explicando os direitos e deveres de cada um. É de total interesse fazer com que essas pessoas sejam capazes de produzir riquezas e desenvolver a economia local”, afirmou.

Incubadora de Cooperativas

Durante a reunião em Seropédica, foi discutida a criação de uma incubadora de cooperativas no Campus.

A UFRRJ possui uma expertise no que tange ao incentivo de empresas júnior. A ideia é levar essa experiência para as cooperativas também. A instituição possui empresas júnior de diversos segmentos, como Tecnologia da Informação, Agropecuário, Consultoria Empresarial, entre outros.

Ao fim da reunião, o presidente Marcos Diaz elogiou a iniciativa da Universidade e disse que a parceria tem tudo para dar certo. “Nós somos eternos inconformados, sempre buscando o melhor para a sociedade como um todo. Temos trabalhado incansavelmente para que o cooperativismo esteja presente nos 92 municípios do Rio de Janeiro e esteja inserido, também, no meio acadêmico. Vejo essa parceria com a UFRRJ como uma oportunidade de promover a desconcentração de renda e fazer com que a região cresça”, afirmou Diaz.

A região

A UFRRJ está localizada em uma das cidades da Baixada Fluminense que mais tem se expandido: Seropédica. A cidade está localizada às margens da Antiga Estrada Rio-São Paulo e próxima das Rodovias Presidente Dutra e Rio-Santos, além do Arco Metropolitano, ocupando uma posição importante logisticamente.

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vivem na cidade mais de 83 mil habitantes. Na região estão localizadas grandes empresas e a área de serviços tem importante parcela para o desenvolvimento local. O PIB per capta da cidade é de R$ 23.089,29.

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ