Sescoop-RJ visita cooperativas para orientar sobre gestão e governança

Sescoop-RJ visita cooperativas para orientar sobre gestão e governança

O setor de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop-RJ trabalha diariamente para orientar as cooperativas no processo de autogestão, realização de diagnósticos de ameaças e oportunidades em busca de sustentabilidade econômica e ambiental destas instituições.

Este processo é desenvolvido pelos analistas e técnicos do setor, em visitas às cooperativas fluminenses. E nos dias 13 e 14 de junho, a Unimed Araruama e a Coopergeribá, em Búzios, respectivamente, receberam orientações para adesão aos programas de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC) e de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Coube ao analista do Sescoop-RJ, Jorge Pecly, falar sobre os benefícios de cada um:

“O objetivo do PDGC é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas. O Programa é aplicado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado. Já o PAGC contempla a resolução de um questionário que tem a função de analisar a conformidade da cooperativa com o estatuto, documentos internos, editais e instrumentos legais. Após a conclusão, um relatório com resultados e indicadores é gerado e entregue à cooperativa para apreciação”, destacou Pecly.

Outras cooperativas serão visitadas em todo o Estado, visando a melhoria contínua das boas práticas de gestão e governança, realizada pelas cooperativas.

Reportagem: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sistema OCB/RJ