Evento da Pró-Uni debate importância da relação família-escola no processo educacional

Evento da Pró-Uni debate importância da relação família-escola no processo educacional

Uma noite de construção coletiva do conhecimento acerca da parceria família e escola no processo de ensino e aprendizagem. Assim pôde ser definido o Encontro de Educadores promovido pela Cooperativa de Trabalho Educacional Colégio Pró-Uni, em parceria com o Sistema OCB/Sescoop-RJ, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos dos Goytacazes, no dia 8 de junho.

O evento, destinado a pais, alunos e educadores, foi composto por duas palestras: “A gestão da sala de aula: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa” e “O papel dos pais em tempos de crise”. Ambas foram conduzidas pelo Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana, em Cuba, e consultor nas áreas de educação e liderança,  Júlio Furtado.

De acordo com o diretor administrativo do Colégio Pró-Uni, Gleidson Martins, o encontro mostrou a importância da comunhão entre casa e escola para um processo educacional eficaz. “O ambiente familiar e o escolar precisam estar sempre alinhados para colaborar com o crescimento do aluno”, afirmou.

Para a assessora pedagógica do Colégio Pró-Uni, Lúcia Barreto, é importante estimular o debate junto aos pais e educadores sobre a realidade da educação no século 21. “Como as crianças e adolescentes estão lidando com tempos tão fluidos, mudanças constantes? Casa e escola devem estar atentas a essa nova realidade e buscar alternativas para enfrentamento disso”, destacou Lúcia.

O analista do Sescoop-RJ, Willian Azevedo, também esteve presente. Ele ressaltou que as palestras  foram claras, com uma linguagem de fácil entendimento tanto paras os alunos, quanto para os pais  e professores.

Além do Sistema OCB/RJ  e da Uenf, o Encontro contou com o apoio do Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem (Leel), do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) e do Programa Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (Parfor).

 

Reportagem: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sistema OCB/RJ – (Informações extraídas do Portal Ururau)